x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 2.775

Cálculo sobre lucro (Simples Nacional)

Rafael Rocha

Rafael Rocha

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2010 | 09:37

Bom dia!! Tenho a seguinte dúvida: uma empresa que está no Simples Nacional e tem a atividade de revenda de motocicletas e também consignação. Ao calcular o imposto posso lançar tão somente o valor do lucro? Se o cidadão por exemplo comprou uma moto por R$ 5.000,00 e a vendeu por R$ 8.000,00, posso lançar os R$ 3.000,00 de lucro somente e recolher sobre este valor?

Caso seja possível, qual é o embasamento legal?! Agradeço e que todos tenham uma ótima semana.

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2010 | 12:12

Rafael Rocha, existe a necessidade de saber qujem é o emitente da NF. Se nesta consignação é sua empresa que emite a NF de venda, então o calculo é com base na venda total, não na margem de lucro. veja esta cosulta juridica. me parece que é esclarecedora no seu caso.

Ocultoa53004e700b/9a19b7fac59c5eb604256b030067da61?OpenDocument" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">clique aqui

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Rafael Rocha

Rafael Rocha

há 14 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2010 | 16:23

Agnaldo, obrigado pela atenção.

O emitente da nota fiscal é a empresa consignatária. Ela inclusive está no Simples Nacional.

Ao fazer uma busca vi que a base de cálculo para a emissão do DAS é o resultado da diferença entre o valor de aquisição e venda da mercadoria, com base na alíquota III, de serviços.

A empresa em questão está promovendo um serviço comissário em nome próprio, logo não se trata de intermediação de negócios.

Alcancei a resposta almejada.

Valeu pela colaboração.

Rafael Rocha

Rafael Rocha

há 14 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 09:24

Bom dia!! Aproveitando este tópico, peço se possível uma resposta sobre se tem como calcular tão somente sobre o lucro sobre uma venda de automóvel que foi comprada.

Se o comerciante compra um carro por R$ 30.000,00, o vende por R$ 30.500,00 por exemplo, o lucro claro será de R$ 500,00. O cálculo do DAS sobre os R$ 30.500,00 é de R$ 1.220,00. Estou intrigado com essa questão de se pagar mais do que se consegue obter de lucro.

Encontrei que na operação de consignação é possível se calcular o que se obtém de lucro, agora, na operação de compra e venda posso calcular tão somente sobre o lucro, haja vista o exemplo citado acima?

Obrigado!

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 12:31

Rafael Rocha, é isso mesmo. neste sistema, inclusive se tivesse prejuízo, você teria impostos a pagar, por que o calculo é sobre o faturamento. é por isso que existe as outras opções: Lucro Presumido e Lucro Real. Existem mais tópicos bem interessantes sobre o assunto. boas leitura, colega.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade