Regina Tsukie Masuda
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeEu tenho uma empresa de lucro presumido. Na base de calculo da CSLL e IRPJ tenho que considerar os rendimentos das aplicacoes financeiras ? Sem ter o resgate ?
respostas 5
acessos 199
Regina Tsukie Masuda
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeEu tenho uma empresa de lucro presumido. Na base de calculo da CSLL e IRPJ tenho que considerar os rendimentos das aplicacoes financeiras ? Sem ter o resgate ?
Juan Anjos
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista FiscalBom dia, Regina! Tudo bem?
Para entrar na base de calculo do IRPJ e CSLL somente na hora do resgate, alienação ou cessão do titulo.
Tem uma matéria aqui no fórum sobre o assunto, caso queria dar uma olhada:
Saiba como tributar as receitas financeiras no Lucro Presumido
Regina Tsukie Masuda
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeMas por exemplo, so vou considerar o rendimento do trimestre ?
Juan Anjos
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista FiscalIsso mesmo será em cada trimestre.
1° Trimestre Jan a Mar
2° Trimestre Abril a Jun
3° Trimestre Jul a Set
4° Trimestre Out a Dez
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde, Regina Tsukie Masuda.
Uma observação muito pertinente e indispensável:
De fato o oferecimento à tributação é trimestral, porém, a tributação de rendimentos de aplicações financeiras fazem parte da base de cálculo de IRPJ e CSLL somente nos trimestres em que houver a realização deles por saque ou renovação da aplicação (regime de caixa).
Fonte: IN RFB 1.585/2015, Art. 70, § 9º, Inc. II
Jiminson Analista Fiscal Tributario Belém/pa
Ouro DIVISÃO 2 , Analista FiscalRegina Tsukie Masuda,
só fazendo um alerta: tem que tomar cuidado com fundos que fazem o chamado "come-cotas" (aquela antecipação do IR em maio e novembo). Mesmo que esse valor não apareca como resgate na conta, para fins de IRPJ/CSLL ele conta como se fosse um rendimento(resgate) realizado — tem que tributar no trimestre.
Outro ponto: aplicações tipo Investfácil (ou fundos que aplicam e resgatam automaticamente todo dia) também entram como rendimento realizado cada vez que há o resgate automático. Mesmo sendo um produto que reaplica sozinho, tem que considerar esses rendimentos para calcular IRPJ/CSLL no trimestre.
Se precisar de uma ajuda mais personalizada fico à disposição
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade