Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 109

SAIDA DEFINITIVA DO PAIS

CONTABILIDADE FARACI

Contabilidade Faraci

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 semanas Quinta-Feira | 31 julho 2025 | 07:54

Prezados, 

Solicito orientações sobre a saída definitiva do país, pois temos uma cliente que saiu do Brasil em 17/03/22, mas não informou a Receita Federal. Considerando que possui bens no Brasil, (ímoveis e faz parte do quadro societários de duas empresas). Então há renda auferida de pro labore em uma das empresas, além de alugueis. Neste período tem feito a declaração de imposto de renda constando os rendimentos auferidos aqui no Brasil. Agora nos solicitou que fizessemos esta regularização. Como proceder nesta situação?

As empresas das quais faz parte, serão desenquadradas do SIMPLES NACIONAL

Deve-se nomear um procurador para que a represente no Brasil?

Aguardo orientações.

Atenciosamente,

Regiana Simão

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 semanas Quinta-Feira | 31 julho 2025 | 09:26

Se o contribuinte está entregando a DIRPF como residente no Brasil, tem como opções, avaliando a mais apropriada, entregar a CSDP agora e a DSDP no ano que vem ou entregar diretamente a DSDP no ano que vem. Com a entrega da CSDP agora, ele já poderá afastar a tributação, no Brasil, de rendimentos recebidos no/do exterior e passará a ser tributado como não residente àqueles recebidos no Brasil (pró-labore, aluguéis e rendimentos financeiros). Essas seriam as opções mais simples, no momento.

Como residente no exterior, suas empresas serão excluídas do regime simplificado do Simples Nacional.

Precisará de um procurador para fins de eventuais notificações e comunicações oriundas da RFB.

Alice de Oliveira

Alice de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 3 semanas Quarta-Feira | 27 agosto 2025 | 11:34

Bom dia!

Aproveitando o assunto, também estou precisando de ajuda por favor. Uma cliente foi para trabalhar na Itália em 2024. Não fez a Comunicação de saída do país e entregou a Declaração IR de 2025 "normal" sem informar os rendimento do exterior.  Qual seria a forma mais correta para acertar a situação dela: fazer a retificadora de 2025/2024 para saída definitiva do país ou fazer a comunicação de saída "agora" (que vai fazer um ano de sua saída) e no ano que vem (2026) fazer a Declaração de IR com a saída? Alguém pode ajudar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade