Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 79

Despesa médica não informada pelo prestador do serviço - Malha fiscal IRPF

Igor Figueira

Igor Figueira

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Tributário
há 2 semanas Quinta-Feira | 7 agosto 2025 | 14:46

Prezados, boa tarde!

Estou com uma situação inusitada, em 2024, paguei e realizei uma cirurgia, no entanto, não cobrei a nota fiscal a clínica prestadora do serviço.

Em 2025, entrei em contato e solicitei a nota fiscal que deveria ter sido emitida na época. No entanto, a emissão não foi feita na época.

Solicitei então, que emitissem a nota fiscal em 2025, informando competência 2024, para eu declarar em meu imposto de renda 2025, ano-calendário 2024, e assim o fiz.

Entretanto, minha declaração caiu em malha fiscal, pois o prestador não incluiu minha despesa médica na DMED ref. ao ano-calendário 2024.

Como o fato gerador ocorreu em 2024, entendo que minha declaração está correta e o prestador deve retificar sua DMED do período, porém, a RFB irá aceitar meu comprovante de pagamento de 2024, com a nota fiscal emitida em 2025 como documentação idônea na comprovação documental?

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 2 semanas Quinta-Feira | 7 agosto 2025 | 15:03

Igor

vai set meio complicado,  a principio a receita federal NAO vai acatar essa nota, apesar de na descrição estar informando que é referente a 2024

a empresa tem que informar na DFMED  as nota de  2024   , na DMED não existe um campo para informar a Data de emissão  ou competência

Márlus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade