Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 44

IRPJ e CSLL Pago a maior 4° trim.2024

MENILDE MENDES

Menilde Mendes

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 dia Segunda-Feira | 25 agosto 2025 | 11:10

Bom dia 

Houve um erro no cálculo do IRPJ e da CSLL do 4º trimestre de 2024. O valor foi parcelado em quotas, porém a 3ª quota não foi paga. Além disso, o valor calculado a maior é superior ao valor dessa quota em aberto. Estou em dúvida sobre como preencher a DCTF de março, que acabou não sendo entregue no prazo, e que agora será transmitida já com a correção dos valores. Alguém pode me orientar?

MENILDE MENDES

Menilde Mendes

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 23 horas Segunda-Feira | 25 agosto 2025 | 11:52

Sim, eu retifiquei a ECF e a DCTF de12/2024. Mas estou com divida sobre o preenchimento da DCFT que deveria ter sido entregue em março/2025 informando o pagamento da quotas do trimestre anterior. 
No caso em Trimestre Anterior na aba pagamentos, nas duas quotas paga eu preencho os valores  e na quota que ficou em aberto eu deixo em branco? 

REGINA MUKAI

Regina Mukai

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 23 horas Segunda-Feira | 25 agosto 2025 | 12:13

Bom dia, 

Ao retificar  DCTF o valor das cotas irá mudar,  veja que ficará com saldo credor na 1ª e 2ª cota (pago a maior), e devedor na 3ª cota (não paga).
O pagamento de uma cota a maior, não suspende o pagamento de outra que não foi paga.
O que você pode fazer é, utilizar os saldo pago a maior (indevido) para compensar a 3ª cota não recolhida.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade