Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 70

MEI - PARCELAMENTO DÍVIDA ATIVA

EDVALDO LUIZ BELLOZO

Edvaldo Luiz Bellozo

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 8 horas Quarta-Feira | 27 agosto 2025 | 15:11

Amigos, boa tarde.
Estou tentando parcelar uma dívida ativa de um MEI num valor aproximado de 1.500 reais. Acesso o ECAC, dívida ativa da União, Parcemento de déabitos da dívida ativa, e entra automaticamente no Regularize. Porém, ao tentar negociar, não dá nenhuma opção de parcelas. Etive vendo vários vídeos a respeito, e parece tão fácil, inclusive pessoas que conseguem parcelar e obter descontos, e vídeo recentes. Alguém teria outro caminho a me indicar, ou será que estou deixando de fazer algum procedimento? 
Meses atrás surgia a possibilidade de parcelamento em quatro vezes, mas agora não mais.

Edvaldo

Carol Bastos

Carol Bastos

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 horas Quarta-Feira | 27 agosto 2025 | 16:16

Primeiro ponto - Você entrou no Ecac do cliente ou tá usando sua conta com procuração? 

De qualquer forma, precisa trocar o perfil de acesso: a primeira tela é do CPF, precisa alterar perfil de acesso para o cnpj.

Segundo Ponto - É dívida ativa mesmo ou é parcela atrasada que não entrou em dívida ativa? Tenho dois MEIS aqui com atraso dos pagamentos que não eram dívida ativa. Dependendo da resposta , o local muda. 

Dívida Ativa:
Pagamentos e Parcelamentos >  Parcelamento Dívida Ativa da União – DAU > Parcelamento Dívida Ativa da União
Outros parcelamentos (mensalidades em atraso, por ex, que não entraram na DAU
Pagamentos e Parcelamentos > Parcelamento > Parcelamento - Solicitar e acompanhar

1º muda perfil de acesso, 2º entra no link equivalente.

Essa outra explicação vem do SEBRAE, mas nunca fiz por aí:

1- Acessar o    portal REGULARIZE e    clicar    na    opção Negociação    de dívida>ACESSAR O SISPAR. Neste momento, o MEI será direcionado para o Sistema de Negociações (SISPAR).
2- Na tela inicial do SISPAR, clicar no menu Adesão, opção Parcelamento.
3- Na tela da adesão de parcelamento, clicar em Avançar.
4- Selecionar a negociação 0004 - Parcelamento Convencional. Em seguida, selecionar a modalidade, conforme o caso, PARCELAMENTO SEM GARANTIA –SIMPLES NACIONAL ou PARCELAMENTO SEM GARANTIA – SIMPLES NACIONAL – PESSOA FÍSICA CORRESPONSÁVEL.
5-  Em seguida, selecionar os DAS que tem interesse em parcelar e seguir as orientações que aparecerem nas telas seguintes.
6- Realizadas todas as etapas, clicar no botão Confirmar e, em seguida, em Sim para confirmar a negociação.
7- Após clicar em Sim, uma tela com o resumo da solicitação da negociação aparecerá. Nesta tela, clicar no botão Documento de Arrecadação para emitir o documento da primeira parcela.

EDVALDO LUIZ BELLOZO

Edvaldo Luiz Bellozo

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 7 horas Quarta-Feira | 27 agosto 2025 | 16:36

Então Carol, 
Entrei no Ecac do cliente e mudei o perfil para o cnpj.
É dívida ativa mesmo, confirmado.
Quando entramos no ecac, e optamos por Divida Ativa da União, ele direciona automaticamente para o Regularize, mas não está abrindo a opção de Adesão para que eu opte por parcelamento.
Vou tentar o caminho indicado pelo SEBRAE, conforme você indicou. Vou ver se dá certo.
Agradeço pela ajuda. 
Volto pra dizer se funcionou.

Obrigado.

Edvaldo

Monica

Monica

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 6 horas Quarta-Feira | 27 agosto 2025 | 17:11

Ola Edvaldo,
Sim, é muito fácil esse parcelamento dentro do Regularize, mas acho que hoje o site está com problemas.
Hoje já tentei dois MEIs e os dois estão com esse erro, e inclusive a divida aparece como se fosse 03 inscrições (e no meu caso nos dois caso é apenas 01 inscrição).
Estamos aguardando para tentar novamente amanhã. 
Caso consiga realizar o parcelamento, poderia avisar.
Obrigada. 

Diego Oliveira Melo

Diego Oliveira Melo

Prata DIVISÃO 4 , Não Informado
há 6 horas Quarta-Feira | 27 agosto 2025 | 17:38

Boa tarde, 

Mudou o sistema de parcelamentos no Regularize: não é mais dentro do SISPAR, no Regularize tem uma parte de "Simular", tem que iniciar por ai e depois tem que adicionar na "Carteira" e ai sim seguir para concluir o Parcelamento. 

Obs.: peço desculpar por não detalhar melhor os caminhos, o E-CAC e Regularize estão horriveis, instaveis e fora do ar o dia todo. 

Boa sorte a todos. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade