Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 90

Geovany

Geovany

Prata DIVISÃO 3 , Cortador(a)
há 1 dia Quinta-Feira | 4 setembro 2025 | 16:40

boa tarde pessoal uma empresa de lucro presumido no MIT modulo integrado de tributos verificamos que de jan/25  a jun/25 foram feitas duas MIT uma em regime de caixa, depois fizeram outra retificadora informando regime de competência essa ultima esta com situação encerrada fica verde aquela prancheta creio que é pq ta ativa né, ai tive que retificar outra MIT de 07/2025 estava com valores errados de pis e cofins ai fiz o encerramento e fui la no ecac na parte de assinar e transmitir a declaração, quando tento enviar o sistema fala que existe uma declaração ativa no ano com regime de caixa ai fala para retificar o MIT para corrigir o CRVM. como faço isso? eu tenho que transmitir ela d novo ou dentro do MIT quando eu retifico e encerro já termina a operação de retificação?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 3 horas Sexta-Feira | 5 setembro 2025 | 15:17

Boa Tarde,

Verifique qual MIT o sistema considera ativa:
Entre no MIT  -  “Consulta Declarações” e veja o status de cada mês/ano.
Se ainda existir uma versão em regime caixa que não foi retificada/encerrada corretamente, é essa que precisa ser ajustada.

Faça uma retificação da MIT original em regime de caixa:
Abra aquela primeira (em regime de caixa).

Faça uma retificação informando regime de competência (mesmo que os valores já estejam corretos).
Encerrando essa retificação, o sistema atualiza o CRVM (Código de Regime de Validação Mensal) no ano todo.

Encerramento:
Quando você encerra dentro do MIT, ainda não está transmitida.
É obrigatório depois ir no e-CAC  -  Assinar e Transmitir.
Só após essa transmissão é que o sistema considera a retificação válida.

Depois de corrigir o CRVM:
Volte na sua MIT de 07/2025 (com PIS/COFINS corrigidos).
Encerre e transmita normalmente, que não dará mais a mensagem de regime divergente.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade