x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 19

acessos 3.918

MIT não abre de jeito nenhum

Eduardo Henrique Carvalho

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 6 semanas Quarta-Feira | 17 setembro 2025 | 14:35

Pessoal, gostaria de saber se estão conseguindo acessar o MIT normalmente agora em setembro?

Estou tentando há 5 dias, abre a janela em branco quando clico no MIT, abre essa página "dctfwebcompleta.estaleiro.serpro.gov.br mas totalmente em branco.

Tentei no Edge, no Chrome e até baixei o Firefox, mas sem sucesso em nenhum deles

Os colegas estão passando por isso também?

há 6 semanas Quarta-Feira | 17 setembro 2025 | 15:50

Oi Luiz, boa tarde.

Esse é o portal do DET, está funcionando normalmente sim. 

O sistema que preciso acessar e que não estou conseguindo é o MIT (Módulo de Inclusão dos Tributos) na DCTFWEB.

Está conseguindo acessar esse sistema?

Sophia

Sophia

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 6 semanas Quarta-Feira | 17 setembro 2025 | 17:06

Boa tarde Eduardo,

Por aqui está normal, mas acho mais garantido que você não utilize o link e sim acesse internamente pelo Ecac, na opção Declarações e Demonstrativos, Acessar DCTFWeb e logo após clicar no MIT

Sophia - Analista Fiscal

O que era prática ontem pode ser infração hoje: a legislação muda.

há 6 semanas Quinta-Feira | 18 setembro 2025 | 11:28

Bom dia, obrigado pelas respostas.

Eu coloquei o link apenas para dizer qual é a janela que abre quando eu clico no botão do MIT, mas a janela fica em branco depois de aberta. Eu faço exatamente esse caminho dito pelos colegas no ecac, Declarações e Demonstrativos>DCTFWEB>MIT,  por aqui não funciona em nenhum dos navegadores, já desbloqueei pops up, tentei de tudo, mas nada de abrir. 

Alguém passou por essa situação e conseguiu resolver?

há 5 semanas Terça-Feira | 23 setembro 2025 | 15:26

Boa tarde Junior.

Não achei nenhuma solução para o problema no meu computador.

Consegui acessar o MIT e entregar as declarações DCTFWEB pelo computador da minha esposa que é mais novo que o meu, esse foi o jeito que arrumei por aqui.

Se conseguir achar uma solução por aí me passa aqui por favor.

Antonio Cesar

Antonio Cesar

Iniciante DIVISÃO 1 , Tecnólogo
há 5 semanas Quinta-Feira | 25 setembro 2025 | 15:55

Colegas que estão com problemas ao abrir i MIT.  

Sou de TI no escritorio que trabalho.

Descobri que alguns computadores com processadores AMD mais antigos não estão abrindo essa tela do MIT devido a não suportarem instruções especificas de software. Sugiro que teste em outro computador com processador INTEL ou mesmo o AMD mais novo.

Espero ter ajudado

Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 semanas Terça-Feira | 30 setembro 2025 | 14:09

Qual o seu provedor de internet ? 

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Roberth Simoes

Roberth Simoes

Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico Microcomputador
há 2 semanas Quinta-Feira | 16 outubro 2025 | 10:17

Antonio Cesar

Obrigado meu amigo pela luz que você indicou, sou TI também e faço atendimento a alguns escritórios  e realmente fiz um laboratório aqui com quatro maquinas e detectei exatamente o que você falou, máquinas com processadores antigos não abriram o MIT. Fica a dica aí para o pessoal.  

mais uma vez muito obrigado.

Euclides Marques

Euclides Marques

Iniciante DIVISÃO 1 , Suporte Técnico
há 2 semanas Quinta-Feira | 16 outubro 2025 | 15:20

Roberth, Boa Tarde. 

Esse é um problema que ocorreu de uma hora para outra. Alguma instrução diferente na programação foi colocada. Já abri um chamado no suporte técnico da Receita Federal. Veja que o Junior está com esse problema desde o dia 19 de setembro.

Independente disso e verificando as informações aqui trocadas, fui um pouco além e verifico que essa instrução errada causa um erro no navegador. Basta clicar em f12 e console. Veja se não aparece a mensagem : This browser/engine doesn't support WASM SIMD

De alguma maneira essa instrução  gera algum bloqueio em micros com alguma desatualização. Atualização de segurança, Windows 10 e não 11, hardwares mais antigos, com drivers de vídeo desatualizados e por ai vai. 

Vale colocar essa informação em alguma IA da vida e seguir o passo a passo para conseguir abrir essa página. 

Bloqueio de Ambiente: Um software de segurança, driver de sistema, ou política de rede está ativamente impedindo o carregamento.
Hardware/Sistema: Um componente fundamental do seu Windows está danificado ou em conflito.

1. Reexame Extremo do Ambiente de Segurança

Desinstalar o Antivírus de Terceiros: É a única maneira de ter 100% de certeza de que ele não está interferindo. A desativação temporária muitas vezes não desliga todos os serviços.
Teste com Cabo de Rede/Internet Diferente: Se o computador estiver em uma rede corporativa, é possível que o servidor proxy, o firewall de rede ou um software de inspeção de tráfego esteja bloqueando a transferência de dados do módulo do e-CAC.
Ação: Se possível, teste o computador em uma rede doméstica ou use um celular como ponto de acesso (hotspot) para eliminar o fator rede corporativa.

2. Verificações no Nível do Sistema Operacional (Windows 10)
Se o ambiente de segurança estiver limpo, o problema pode estar no próprio Windows, afetando a maneira como o código do MIT é executado.
Driver Gráfico: A falha no WASM SIMD aponta muito para o subsistema gráfico.
Ação: Mesmo que você tenha atualizado, tente reverter para um driver gráfico um pouco mais antigo. Em casos raros, o driver mais recente tem bugs de compatibilidade.
Arquivos do Sistema Corrompidos (SFC): O Windows possui uma ferramenta que verifica e repara arquivos essenciais.
Ação:
Pressione Windows + R, digite cmd.
Clique com o botão direito e selecione "Executar como administrador".
Digite o comando: sfc /scannow
Pressione Enter e espere o processo terminar. Ele pode levar alguns minutos.
Reinicie o computador após a conclusão.

3. Último Recurso de Navegação
O último navegador que lida com tecnologias web de forma única é o Microsoft Edge.
Ação: Tente o Microsoft Edge (não o Internet Explorer Mode). O Edge usa o mesmo motor Chromium do Chrome, mas possui sua própria gestão de políticas e configurações de segurança que podem não estar afetadas pelo que está bloqueando o Chrome.

Conclusão
Sendo o erro WASM SIMD o ponto central, e ele persistindo em dois motores de navegador diferentes, o problema é uma incompatibilidade de baixo nível (driver, sistema operacional) ou um bloqueio de rede/segurança que está interceptando a comunicação e impedindo o carregamento de scripts avançados.
Se após o sfc /scannow e o teste em uma rede diferente o problema persistir, a única solução restante é formatar a máquina (se for um ambiente corporativo com alto grau de controle) ou contatar o suporte da Receita Federal para relatar o bug específico do WASM SIMD.

ATUALIZANDO !!!

Meu chamado junto a ouvidoria da Receita Federal foi respondido. Segue a resposta !!

Descrição da Manifestação: Desde o último mês foi modificada alguma instrução de programação na página do MIT no ECAC que não mais possibilita a execução do mesmo em computadores antigos, mesmo com windows 10 e navegadores atualizados. Ao clicar em Módulo de Inclusão de Tributos, abre uma tela em branco. Não é pop up bloqueado, nem navegador desatualizado. Verificando em f12 / console, verifica-se o erro: "This browser/engine doesn't support WASM SIMD", sendo que o navegador chrome está atualizado, assim como o edge e firefox. Isso está relatado em diversos sites pela internet de outros usuários com esse problema e também no grupo de trabalho CONTABEIS, vide o link https://www.contabeis.com.br/forum/tributos-federais/410195/mit-nao-abre-de-jeito-nenhum/

Alguma chance de resolução disso ou todos que tem micros mais antigos precisarão trocar de micro para conseguirem acessar essa página ?

Resposta
Em atenção à sua manifestação, esta Ouvidoria esclarece que, em contato com o setor responsável, fomos informados que este problema está ocorrendo com usuários que utilizam computadores com hardwares muito antigos e obsoletos, como processadores Core2Duo ou Intel geração 1, por exemplo.
Para contornar este problema, foi disponibilizada uma nova versão do MIT/DCTFWeb que vai permitir a continuidade de utilização destes computadores mais antigos, embora seja recomendada uma atualização de hardware, se possível.
Recomenda-se que seja feita a limpeza de cache do navegador para que a nova versão do MIT/DCTFWeb funcione corretamente.
Quando necessário, disponha desta Ouvidoria para tratar de serviços prestados pela Receita Federal. Estamos aqui para garantir o direito de manifestação da sociedade.
A Ouvidoria agradece o seu contato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade