x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 25

Retificar declaração após intimação da Receita Federal?

Carlos Alberto Lopes de Sousa Junior

Carlos Alberto Lopes de Sousa Junior

Iniciante DIVISÃO 1 , Mecânico Aeronaves
há 3 horas Terça-Feira | 30 setembro 2025 | 19:49

A Receita Federal reanalisou minha declaração de 2022 mudando o status de "processada" para "em pendência", protelei para retificar e logo o status mudou para "intimação enviada" fechando assim o campo retificar.
Acontece que fiz a juntada de documentos e abri o processo, então ao entrar no e-cac o status mudou para "aguardando análise de documentos", porém percebi que o campo retificar reabriu.
Minhas questões:
1) Li sobre uma decisão do STJ que permitir retificação após a abertura de processo, desde de que ainda não tenha sido feito o lançamento (finalizado). Procede?
2) O campo foi reaberto por causa dessa decisão ou é erro (bug) do sistema ou esse é o procedimento mesmo?
3) Independente da resposta do item 2, posso retificar? Se retificar será ignorada ou irá piorar minha situação ou será aceita?

Desde já agradeço!

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 2 horas Terça-Feira | 30 setembro 2025 | 21:14

Carlos, boa noite

se já foi intimado a apresentar a docoumentação  NAO  se deve efetuar mais nenhuma retificaçaõ

dever ser um BUG no sistema,   deve aguardar agora a análise por parte do fiscal e depois eles te mandam 
o ofócio com a resposta

Márlus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade