x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 111

SIMPLES NACIONAL OU PRESUMIDO PARA CORRETORA DE SEGUROS.

vitor assumpcao azambuja

Vitor Assumpcao Azambuja

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 semanas Quarta-Feira | 8 outubro 2025 | 10:53

Bom dia,

Estou com um cliente, empresa de CNAE 6622-3/00 Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde, que me questionou se compensaria mudar do Simples Nacional para o Presumido, tendo em vista um faturamento dos últimos 12 meses de mais de R$ 1.000.000,00, saberiam me dizer aonde posso consultar se compensa ou não? Tendo em vista a atividade deles?

Obrigado.

Natanael Braz

Natanael Braz

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 semanas Quarta-Feira | 8 outubro 2025 | 11:07

Bom dia  Vitor Assumpcao Azambuja. Precisa fazer um planejamento tributário detalhado.
No lucro presumido incide:
ISSQN - alíquota mínima de 2% e máxima de 5% conforme a legislação municipal;
PIS - alíquota de 0,65%
COFINS - alíquota de 3%
IRPJ - alíquota de 4,80% + adicional no 10%
CSLL - alíquota de 2,88%
Tributos da folha de pagamento (CPP, RAT e Terceiros) - alíquota de 26,20%

Com essa receita bruta de R$1.000.000,00 no últimos 12 meses, a alíquota no Simples Nacional no anexo 3 fica aproximadamente 12,44%.

Natanael Braz
Contador - CRC MS014643/O
[email protected]
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 1 dia Quarta-Feira | 10 dezembro 2025 | 11:21

Bom dia a todos.

Uma ressalva:

Embora a tabela básica apresentada por Natanael Braz passe a impressão de que o SN possa ser mais vantajoso (ou menos oneroso) que no LP, como uma corretora presta serviços para Companhias Seguradoras, suas comissões recebidas serão tributadas na fonte (e compensadas no fechamento dos períodos trimestrais de apuração)

Portanto, somente cálculos podem indicar a melhor opção porque, dependendo da corretagem, a tributação será pelos anexos III ou V.

"Nem tudo que reluz é ouro"

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade