x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 86

CT-e SUBSTITUÍDO DEVE COMPOR RECEITA?

KEVEN LUCAS

Keven Lucas

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 2 dias Quarta-Feira | 8 outubro 2025 | 12:33

Prezados (as), bom dia.

Estou com uma dúvida em relação a transportadora que emite um CT-e substituto, que no caso o CT-e anterior  "não teria validade". Questinei a Sefaz do meu estado a tive o retorno que deveria transmitir os dois CT-e normalmente, sem que estivesse zerado ou qualquer outra forma. 

Porém surgiu uma dúvida sobre o CT-e Substituído referente a tributação para compor o PIS, Cofins, IRPJ e CSLL e até o faturamento, pois entendo que se foram substituídos, ele não deveria computar, pois não recebi valor financeiro sobre ele.

Se conseguirem me ajudar com bases legais ou outra forma de entender ficarei grato.

.
Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 2 dias Quarta-Feira | 8 outubro 2025 | 14:05

Boa tarde,

Só o CT-e substituto gera efeitos fiscais e contábeis.

Ajuste SINIEF 09/07, cláusula 18-A

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 2 dias Quarta-Feira | 8 outubro 2025 | 15:06

A substituição nada mais é que o cancelamento do primeiro CT-e, e a emissão de um novo em seu lugar.

O primeiro CT-e que foi cancelado não gera Receita.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade