x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 173

Saída definitiva

veronica arquejada

Veronica Arquejada

Iniciante DIVISÃO 1 , Garçom
há 22 horas Quinta-Feira | 16 outubro 2025 | 04:16

Bom dia! Fiz a saída fiscal ontem on-line já sai do Brasil tem 17 anos, nunca declarei imposto de renda sou insenta.E  não coloquei um bem que possuo no Brasil em meu nome e do meu esposo comprado há 20 anos esse imovel nunca foi declado em imposto de renda.Isso implica na hora da venda deste imóvel? Até tentei refazer a saída,mas como já tinha enviado não consegui fazer uma nova.Será que poderia me indicar o que fazer? Grata!

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 horas Quinta-Feira | 16 outubro 2025 | 08:53

Bom Dia,

Você informou que fez a saída fiscal (Declaração de Saída Definitiva do País) recentemente.

Isso significa que, a partir da data informada, você deixa de ser residente fiscal no Brasil , ou seja, não precisa mais declarar IR nem pagar imposto sobre rendas obtidas fora do Brasil.

Mesmo tendo morado fora há 17 anos, a Receita passa a reconhecer oficialmente sua saída só a partir do momento em que essa declaração foi entregue.

Todos os bens localizados no Brasil deveriam ser informados na Declaração de Saída Definitiva, mesmo que não haja imposto a pagar.
Acessar o e-CAC (portal da Receita Federal);
Abrir um processo digital solicitando retificação da Declaração de Saída Definitiva, explicando o motivo (ex.: “esqueci de incluir bem imóvel de longa data, sem variação patrimonial recente”).
Anexar documentos do imóvel (escritura, registro, etc.).

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
veronica arquejada

Veronica Arquejada

Iniciante DIVISÃO 1 , Garçom
há 11 horas Quinta-Feira | 16 outubro 2025 | 14:54

Telma Muito obrigada  pela informação muito útil.
uma nova pergunta. Meu marido suíço que residiu  no Brasil por mais de 10 anos.Tb  já saiu tem 17 anos ele sendo estrangeiro tb precisa fazer saída fiscal?
grata! 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade