x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 64

ABATER RETENCAO DE INSS

Carlos França

Carlos França

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 dias Segunda-Feira | 20 outubro 2025 | 11:00

Boa tarde, preciso de uma ajuda.
Tenho um cliente que teve retenção de 11% de INSS sobre uma nota fiscal em São Paulo. A empresa dele está no Lucro Presumido.
Ele me informou que é possível utilizar o valor remanescente dessa retenção para abater tributos federais, como PIS, COFINS, IRPJ e CSLL.
Para confirmar, consultei duas contabilidades conhecidas, mas ambas me disseram que não é possível. No entanto, ao pesquisar em algumas matérias, constatei que existe sim essa possibilidade.
Porém, ao acessar o PER/DCOMP, na área de compensação, aparece apenas o PIS/PASEP / CONFINS não cumulativo como opção o que está relacionado ao Lucro Real, e não ao regime de Lucro Presumido, que é o caso da empresa.

Peço com urgencia um auxilio pois o mesmo esta debatendo que e possivel fazer isso

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade