x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 136

Simples Nacional - Limite do Faturamento dos sócios

JOAO C.

Joao C.

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 3 dias Segunda-Feira | 15 dezembro 2025 | 13:09

Boa tarde

Estou com uma dúvida em relação a questão do limite do faturamento para uma empresa nova optar pelo regime do Simples Nacional.

Se puderem me ajudar por favor

A empresa teria 2 sócios sendo que um deles já é sócio de outras duas empresas, também já no Simples, com os faturamentos abaixo mostrados. O outro sócio dessa nova empresa também já tem outra empresa individual que está no Simples também com o faturamento abaixo.

Por exemplo: 

Sócio 1

Empresa 1 = 80 mil faturamento mes
Empresa 2 = 20 mil
Empresa 3 = 280 mil (empresa que seria a nova junto com o sócio 2)

total faturamento mensal sócio 1 = 380 mil

Sócio 2

Empresa 4 = (sozinho) = 50 mil/mes
Empresa 3 = 280 mil (empresa nova junto com o sócio 1 acima)

total faturamento mensal sócio 2 = 330 mil

os sócios em separado cada um não ultrapassaria os 400 mil/mês que é o limite 4,8 milhoes anuais

mas se somar os 2 sócios no  total daria 710 mil de todas as empresas (sendo que na empresa nova a soma seria dobrada pois os 2 são sócios dela)

como é feita essa soma nesse caso e se a empresa nova poderia ser enquadrada no Simples sem dar problemas para as demais??

Aguardo .. obrigado

João C. 

ADRIANO PRADELA RICARDO

Adriano Pradela Ricardo

Prata DIVISÃO 3
há 3 dias Segunda-Feira | 15 dezembro 2025 | 14:33

Bom dia João,
Ao meu entender, o faturamento é somado por CNPJs com os CPFs vinculados em comum, exemplo:

Empresa A = Faturou R$ 100 mil
Sócios:  Fulano e Ciclano

Empresa B = Faturou R$ 200 mil
Sócios: Fulano e Ciclano

Faturamento Global = R$ 300 mil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade