x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 67

Portal centralizado para emissão de NF - Reforma tributária

Gustavo Valério

Gustavo Valério

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 16 horas Segunda-Feira | 15 dezembro 2025 | 17:40

Boa tarde, amigos, como estão

Tenho uma dúvida a respeito da emissão de NF com a nova reforma tributária. Sei que a partir de 01/01 quando entrar em vigor o destaque de IBS e CBS nas NFs , as Notas serão emitidas através de um portal centralizado da RFB. Recentemente, a empresa em que trabalho foi até selecionada para participar de um período de testes com acesso a um ambiente específico, onde podemos calcular, testar XMLs, e etc. Mas enfim, gostaria de saber se alguém tem informação de como será esse portal, ele vai surgir apenas no dia 01/01 e supostamente funcionando 100%? Como as empresas deveriam se preparar para iniciar as emissões?

Se puderem me auxiliar agradeceria bastante.

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 horas Segunda-Feira | 15 dezembro 2025 | 19:25

Gustavo,
Existe o ADN NFSe que funciona como um repositório nacional das notas fiscais de serviços eletrônicas. Os emissores municipais e o emissor nacional compartilham os documentos fiscais com o ADN.
Os Municípios poderão optar em aderir ao emissor nacional (migrar) ou manter os emissores locais adaptados ao padrão nacional.
Dessa forma, as NFSe serão emitidas através do emissor nacional ou dos emissores municipais, diretamente em seus sites ou via webservice. Você precisa consultar o seu Município.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade