x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 32

Retificadora de Pedido de Ressarcimento Cofins não atualiza credito e inviabiliza compensação

Rodolfo L.

Rodolfo L.

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 9 horas Quinta-Feira | 18 dezembro 2025 | 20:45

Pessoal, saudações

Estou com um problema caso alguém saiba a solução ou já tenha passado por algo parecido,Retifiquei um Pedido de Ressarcimento (PER) aumentando o valor do crédito disponível de Cofins.

Este PER já tinha uma Declaração de Compensação (DComp) vinculada a ele. Para exemplificar, vamos dizer que o PER original tinha um crédito de R$ 100, e essa DComp já realizada foi de R$ 100 também.

Com a retificação da PER que fiz hoje, o crédito dela aumentou dos R$ 100 para R$ 150. Logo, deveria ficar R$ 50 disponíveis para compensação.

Entretanto, no momento de transmitir uma nova DComp com os R$ 50 adicionais disponíveis pela retificação da PER, o sistema PERDCOMPWEB não está autorizando. 

Quando coloco o número do recibo da PER que foi retificada na elaboração da DComp, o sistema não está trazendo o valor atualizado de crédito novo (R$ 150), continua constando os antigos R$ 100. E na hora de transmitir a DComp com a compensação dos novos R$ 50, o sistema não permite pois alega que todos os créditos dos R$ 100 originais (antes da retificação) já foram compensados.

Alguém sabe como proceder a partir da aqui? Será que o sistema da RFB demora para atualizar seus dados com a retificadora constando o aumento de crédito na PER? Se demorar, quantos dias leva?

Outro ponto, a primeira DComp realizada em cima da PER original sem ser retificada pode estar trancando alguma coisa? Precisaria ela ser retificada?

Se alguém puder compartilhar sua opinião, eu agradeço!

EDIT: 

Complementando minha postagem de cima.

Verifiquei na página de Consulta Processamento PER/DCOMP buscando o número da retificadora do PER e ele não está constando ali. Então muito provavelmente ainda não foi processado, e por isso o valor do crédito do PER ainda não foi atualizado. 

Curioso agora para saber quantas horas (ou dias!) vai demorar para acontecer esse processamento. Primeira vez que me defronto com este tipo de atraso no sistema. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade