x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 79

Dúvida sobre IR na venda de imóvel recebido por doação

Ângelo

Ângelo

Iniciante DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Sistemas
há 7 semanas Sexta-Feira | 26 dezembro 2025 | 17:14

Recebi R$ 150.000 por PIX pela venda de uma casa que era do meu pai (falecido). Não temos escritura pública do imóvel. Os herdeiros assinaram passando os direitos para mim apenas para facilitar a venda. O comprador me pagou por PIX e eu repassei todo o valor aos herdeiros. Minha dúvida é: mesmo nesse cenário, há obrigação de declarar e pagar Imposto de Renda sobre esse valor? 

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 7 semanas Sábado | 27 dezembro 2025 | 11:09

Bom Dia,

Se o imóvel constar no nome de alguém que faleceu, a Fazenda pode entender que houve transmissão por herança, exigindo ITCMD.

Em relação ao IR, deve-se declarar o que caiu na conta corrente de cada um e informar a origem do dinheiro.

Infelizmente, sua operação está totalmente irregular.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade