FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
Imposto sobre aluguel e renda 2026
John Ramos
Iniciante DIVISÃO 1 , Autônomo(a)
há 1 dia Quarta-Feira | 7 janeiro 2026 | 10:51
Ola pessoal do bem,
Alguem por gentileza pode tirar uma duvida para mim?
Eu tenho um apartamento abaixo de R$300 mil e alugo ele por R$1100 mensais e é a Minha Unica renda que recebo. NAO tenho outra renda.
Gostaria de saber se tenho que declarar o imovel mesmo sendo abaixo do limite de isencao por conta da nova tributacao de 2026?
E se preciso Fazer a Declaracao de renda anual mesmo se a Minha Unica renda ser abaixo do limite de isencao?
Pergunto pq falaram que a receita vai cruzar dados com outras orgaos e instituicoes para rastrear possiveis sonegacoes....e se realmente não teria problema em não declarar ambos ja que fico na faixa de isencao...
Fico grato se alguem poderia tirar essa duvida para mim.
Que todos tenham um belo dia!!!
Telma Frate
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 dia Quarta-Feira | 7 janeiro 2026 | 11:18
Bom Dia
O limite para entrega da Declaração do IR PF no recebimento de aluguel PF é de 2.259,20, então vc está fora.
O valor do imóvel também está fora, pq é > que 800 mil.
Mas pra vc entender, caso a renda mensal fosse 2259,21 aí o imóvel mesmo sendo > que 800 mil entraria na declaração.
Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato:
[email protected]Insta: fiscalize.contábil
Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
John Ramos
há 1 dia Quarta-Feira | 7 janeiro 2026 | 11:27
Ola Telma, obrigado Pela resposta tao raoida!!!
Mas me tirar a duvida...
Eu entendi q estou fora da nova tributacao pq meu apartamento é inferior de RS800 mil e tbm não preciso declarar o imposto de renda anual pq Minha renda é baixa....mas gostaria de saber se eu tenho que declarar o imovel e imposto de renda anual ou não, pois o inquilino declara o pagamento dos alugueis mensais na Declaracao dele....
Telma Frate
há 1 dia Quarta-Feira | 7 janeiro 2026 | 11:30
Não precisa declarar, seus valores não estão na obrigatoriedade mesmo o inquilino declarando.
Contato:
Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
John Ramos
há 1 dia Quarta-Feira | 7 janeiro 2026 | 11:33
Doutora Telma!!!
Muitissimo obrigado Pela sua resposta e Ajuda!!!
Q tenha um otimo ano de sucesso, saude , amor e paz!!!!
Telma Frate
há 1 dia Quarta-Feira | 7 janeiro 2026 | 11:37
Doutora??? Coitada de mim..rsr
Feliz Ano Novo.
Contato:
Jose Bezerra Conceição
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 1 dia Quarta-Feira | 7 janeiro 2026 | 11:43
Bom dia Johh
Obrigatório não é, mas a experiiência (60 anos de estrada) mostra que é BOM FAZER. O Leão elenca OBRIGATORIEDADE para fazer declaração. Quase como clausulas minusculas que não lemos em contratos, ele diz; MESMO ISENTO VOCE PODE FAZER A DECLARAÇÃO.
Pense mais à frente, caso faça um up grade para investimento maior usando este imóvel como ponto de partida. Haverá AUMENTO PATRIMONIAL (compreensivel) mas não é fácil dizer ao COMPUTADOR o que aconteceu.
Fazer declaração não significa PAGAR IMPOSTO DE RENDA. Sua indagação em outro post procede: E SE MEU INQUILINO DECLARAR? O Leão ainda não tem meios precisos para identificar tantos assuntos. Poderá ver que seu inquilino declarou e (talvez...) voce não. Tive uma situação destas recentemente. Foram mais de dois meses acessando CHAT DA RECEITA, CONSULTA A ESTE FÓRUM e VISITA A AUDITOR DA RECEITA FEDERAL. Toda informação fornecida era correta, mas ao BUSCAR ABRIR O PROCESSO não havia enquadramento, e, acredite se quiser, nem na aba OUTROS MOTIVOS,
RESUMO: FAÇA SUA DECLARAÇÃO ANUAL.
abs,
John Ramos
há 23 horas Quinta-Feira | 8 janeiro 2026 | 06:02
Caro Jose,
Eu oensei nisso, mas não estou em condicoes em contratar um contador...tive a deixar meu trabalho para cuidar de familiar com necessidades especiais... Ai so restou esta renda do apartamento. E qualquer coisa q possa economizar, ja é lucro ora mim...por isso, se de fato eu não tenho obrigacao nem de declarar o imovel , nem da renda anual, e ja me conforta em saber que a receita NAO Vai me procurar. E se um dia eu terei chances de aume tar Minha renda, com certeza procurarei um professional. Mas no momento, estou sem condicoes. E para Fazer e Declaracao sozinho, achei muito complicadi como muita Gente tbm acha....
Obrigado Pela sua dica, e tenha um otimo ano de sucesso, amor, saude e paz!!!!,
Jose Bezerra Conceição
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 20 horas Quinta-Feira | 8 janeiro 2026 | 08:59
Bom dia John
Ficamos assim: quando sair o programa vou ajudá-lo . Parece dificil, mas não é. Será mais dificil lá na frente, quando voce precisará JUSTIFICAR o patrimonio (apto) adquirido. Ás vezes penso que é isso que o Leão quer... cobrar lá na frente a parte dele.
Neste fórum aprendemos e nos ajudamos muito. Muita experiência de vários profissionais.
Quando vemos o perfil do forense temos oportunidade de enviar um email para ele. Tente ver se chegou para voce e me responda.
abs