x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.089

Restituiçao x Fiscalizaçao

SAMANTA

Samanta

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 13:22

Boa tarde,

Alguem ja efetuou pedido de RESTITUICAO junto a Receita Federal e conseguiu receber? Quanto tempo demorou (sei que o prazo e ate 5 anos)? E depois de ter recebido a Receita Federal fiscalizou a empresa por qualquer motivo??

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 14:20

Boa tarde Samanta,

Em princípio toda e qualquer restituição enseja fiscalização. Se não "in loco", via cruzamento de informações já prestadas pela empresa em questão. Se o valor é significante tenha certeza de que será fiscalizada ou "convidada" a prestar informações complementares. A despeito disto, é seu o direito de exigir a restituição de valores pagos indevidamente ou a maior, logo, deve exercê-lo.

Nota
Em legislação recente ( IN RFB 1067/2010 ) a Receita Federal alterou a IN RFB 900/2008, que disciplina a restituição e a compensação de quantias recolhidas a título de tributos e contribuições por ela administrados e de outras receitas da União, ratificando a aplicação de pesadas multas quando da solicitação de restituição indevida ou débitos indevidamente compensados. Face ao exposto, é importante que o processo/pedido seja revisto com vistas a evitar transtornos futuros.

...

SAMANTA

Samanta

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 14:36

Obrigada Saulo,
Na realidade, a empresa recolheu o imposto do Simples Nacional de acordo com a tabela do anexo V, qdo deveria recolher pelo anexo III, e isso gerou um montante significativo a restituir. Sei q ainda nao ha legislaçao especifica qto a restituiçao ou compensaçao do simples nacional, mas ela pode compensar esses debitos futuramente.
Bem... de qq forma agradeço a colaboraçao.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade