x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 2.105

Emissão de NFS-e no Portal Nacional - Tributos Federais

Ana Flávia Campos

Ana Flávia Campos

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista
há 4 dias Quinta-Feira | 22 janeiro 2026 | 10:31

Prezados, bom dia!

Ao emitir uma NFS-e para uma empresa enquadrada no Regime Normal, verificamos que, na aba de Tributação Federal, existem os campos referentes à Situação Tributária do PIS/COFINS (PIS Devido e COFINS Devido) e, posteriormente, o campo de Valor Retido – PIS/COFINS/CSLL.

Diante disso, gostaríamos de esclarecer:

A Situação Tributária do PIS/COFINS, quando selecionada como Operação Tributável com Alíquota Básica, refere-se apenas à forma de tributação/apuração desses tributos pelo prestador do serviço?

Caso sejam informados valores nos campos de PIS Devido e COFINS Devido, é necessário informar novamente os valores no campo de Valor Retido – PIS/COFINS/CSLL, ou trata-se de situações distintas e excludentes?

No aguardo. 

Kalléu Moreira

Kalléu Moreira

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Fiscal
há 4 dias Quinta-Feira | 22 janeiro 2026 | 16:15

Boa tarde!

Estamos enfrentando o mesmo problema.

Ao selecionar a opção “PIS/COFINS – Retido” e informar, no campo “Valor Retido PIS/COFINS/CSLL”, o percentual correspondente a 4,65% (PIS/COFINS/CSLL), o sistema acaba duplicando os valores de PIS e COFINS, o que resulta em uma apresentação incorreta do valor líquido da NFS-e.

Até o momento, não encontramos uma solução adequada. Para que a NFS-e seja validada com o valor líquido correto, restam apenas duas alternativas:

- Informar PIS/COFINS como Não Retido, embora sejam retidos, e preencher o campo “Valor Retido PIS/COFINS/CSLL” com o percentual de 4,65%; ou
- Informar PIS/COFINS como Retido e preencher o campo “Valor Retido PIS/COFINS/CSLL” apenas com o valor correspondente à retenção de CSLL (1%).

Entendo que, em ambas as situações, o preenchimento não fica correto. Diante disso, gostaria de saber como os colegas estão tratando essa questão junto aos seus clientes.

Obrigado!

Cristiano Lima Montibeller

Cristiano Lima Montibeller

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 3 dias Sexta-Feira | 23 janeiro 2026 | 14:46

Olá, boa tarde. Eu estava com o mesmo problema na data de ontem, porém, nesse campo "PIS/COFINS/CSLL" preenchemos apenas o valor correspondente ao valor do CSLL. Ao fim da NFS-e, cada campo tinha os seus devidos valores e na revisão, os valores de "PIS RETIDO, COFINS RETIDO, IR RETIDO, PIS/COFINS/CSLL", sendo este último, apenas o CSLL, apresentaram a soma correta de retenção, sendo o valor bruto menos as retenções de cada um igual o valor líquido. Não somei PIS e COFINS nesse campo PIS/ COFINS/CSLL justamente por medo de duplicar e deu certo.

Depto Fiscal - Edicleia

Depto Fiscal - Edicleia

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista
há 11 horas Segunda-Feira | 26 janeiro 2026 | 10:03

Hoje tive a mesma situação... infelizmente os campos de retenção permanecem inalterados, ao concluir a NFSE o campos de retenção, para saírem com valores corretos deve-se preencher o campo PIS/COFINS/CSLL somente com a CSLL, pois do contrario os valores são duplicados. Não realizei um teste desmarcando a opção de retenção de PIS/COFINS que acredito seria mais incorreta, emitimos a nota dessa forma e aguardamos posicionamento do tomador para ver se ele aceitará dessa forma...

ROMULO GOMES BISPO

Romulo Gomes Bispo

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 11 horas Segunda-Feira | 26 janeiro 2026 | 10:18

Bom dia!

Todos estão com o mesmo dilema, até semana passada, o sistema não tinha esse campo PIS/COFINS/CSLL, ele foi atualizado posteriormente. 
Acredito que a melhor forma de preenchermos é destacar os campos de pis e cofins e prencher o campo do CRF apenas com o 1% da CSLL, considerando que futuramente o PIS e Cofins serão substituidos pelo CBS, provavelmente teremos o destaque da CSLL de forma separada, como é feito no IRRF. 

Estou orientando a emitir a nota desta forma, até que seja oficialmente publicado a forma correta da emissão da nota, de acordo com o destaque das retenções. Enquanto não houver um parecer oficial, estou orientando os clientes a informar aos tomadores para terem a devida atenção ao realizar o recolhimento da guia. 

Outra opção é gerar a nota, e importar para um sistema contabil para ver o comportamento do layout do portal, emitindo desta forma no meu sistema veio destacado as retenções conforme de acordo com cada campo. Vou testar posteriormente como ficará se eu preencher os 4,65% e marcar como pis e cofins não retido. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade