FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
Retenção de Impostos sobre NFS-e
Reginaldo Luis Jorge
Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 4 horas Terça-Feira | 10 fevereiro 2026 | 12:55
Olá boa tarde caros colegas de profissão.
Alguém poderia me auxiliar na seguinte questão, tenho um cliente que é representante comercial PJ Simples Nacional, na emissão de NFS-e referente a comissão haverá alguma retenção de impostos (INSS; Pis; Cofins, Csll, Imposto de renda).
E por acaso vcs sabem me dizer qual é o código do CBS e NBS para esse serviço.
Sem mais, agradeço quem puder me auxiliar.
Márlus Mauri de Meira Mathias
Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 4 horas Terça-Feira | 10 fevereiro 2026 | 13:09
Reginaldo, boa tarde
empresa do simples nacional NAO informa retenções , mesmo que o tomador seja presumido/real
código 10.09.01 - representações de qualquer natureza
NBS: 1.0201.00.00 Serviços de intermediação na distribuição de mercadorias
Márlus
Douglas Main
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 horas Terça-Feira | 10 fevereiro 2026 | 14:43
Pessoal, fui emitir uma NFS de uma empresa Lucro Presumido, quando fiz as retenções, no somatorio final da nota (para sair o valor liquido), o sistema só está considerando o IRPJ e CSLL, ficando o valor final da nota incorreto. Não está considerando o COFINS e PIS retidos. Mais alguém observou isso? Está passando por isso?
Márlus Mauri de Meira Mathias
Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 2 horas Terça-Feira | 10 fevereiro 2026 | 14:53
Douglas
veifique se foi marcada a opção de retenção
tem : PIS /COFINS retido e NAO retido
Márlus
Rayane
Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Contabilidde
há 2 horas Terça-Feira | 10 fevereiro 2026 | 14:55
Douglas, por aqui estou com o mesmo problema e sem saber o que fazer e nem como justificar para os clientes!
Douglas Main
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 horas Terça-Feira | 10 fevereiro 2026 | 14:59
Foi marcado sim Marlus!! Até cheguei a transmitir a nfs para ver se depois de impressa iria "corrigir" esse erro. Mas saiu sem a retenção somada, e o valor liquido da nf incorreto. Cancelei a nota fiscal. Mas como a colega Rayane comentou, justifiquei aos clientes.. mas.. eles sempre precisam da nf na hora! Oremos, não tá fácil!!!!!!!!
adicional: Sem contar que estou verificando as emissões de ontem de alguns clientes, e todas com o valor errado, não somando a retenção do COFINS e PIS