x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 17

Recolhimento de impostos sobre importação de licenças de uso (SAAs) - Cartão de crédito

Amanda Porfirio

Amanda Porfirio

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 horas Quarta-Feira | 25 março 2026 | 23:33

Olá pessoal, 

Gostaria de tirar algumas dúvidas acerca do recolhimento dos impostos sobre a importação de Saas. A empresa compra licenças de uso do exterior (Google, Linkedin, Apollo, Adobe) e faz o pagamento pelo cartão de crédito. Por se tratar de importação de serviços, a empresa deve recolher os impostos sobre estas compras (o cartão de crédito só faz o recolhimento do IOF). 

Trata-se de um caso novo para mim, portanto gostaria de contar com o apoio de alguém para tirar as seguintes dúvidas: 
- Desconsiderei o CIDE porque não há transferência de tecnologia, estou correta?
- Quais códigos devo utilizar para recolher o PIS, COFINS e IRRF neste caso?
- Devo declarar na DCTF?
- Posso juntar todos os valores no fechamento da fatura e recolher em guia única? Neste caso, o vencimento fica no dia da apuração ou no dia 20 (junto com a DCTF)?

Agradeço de antemão.
Abs,
Amanda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade