x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 315

Recebimento de dízmo em conta bancária pessoa física

Afonso Freitas

Afonso Freitas

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 12 semanas Segunda-Feira | 30 março 2026 | 16:57

Boa tarde a todos!

Um cliente exerce a função de tesoureiro de uma filial de igreja evangélica e, ao longo do ano-calendário de 2025, recebeu valores referentes a dízimos em sua conta bancária de pessoa física.

Durante o mesmo período, ele abriu uma nova conta, também de pessoa física, destinada ao uso pessoal, mantendo a conta anterior para movimentações relacionadas à igreja. No entanto, as despesas realizadas por meio dessa conta não foram integralmente comprovadas por documentos fiscais formais, havendo, em sua maioria, apenas comprovantes simples.

O total de valores recebidos nessa conta ao longo de 2025 foi de aproximadamente R$70.000,00.

Considerando as regras atuais do Imposto de Renda Pessoa Física, o contribuinte, em tese, não estaria obrigado à entrega da declaração, por não se enquadrar nos critérios de obrigatoriedade. Contudo, diante da elevada movimentação financeira em conta vinculada ao seu CPF, vejo apenas três possibilidades:

1ª - Não apresentar a declaração, assumindo o risco de eventual intimação por parte da Receita Federal;

2ª - Apresentar a declaração, informando os valores recebidos em nome da igreja como Rendimentos Isentos e Não Tributáveis (Outros), com a devida descrição, além de declarar a conta na ficha de Bens e Direitos, indicando tratar-se de valores de terceiros;

3ª - Apresentar a declaração como rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física, admitindo os valores como próprios e utilizando os comprovantes disponíveis para eventual dedução, ainda que limitada.

Vocês conseguem me sugerir a melhor forma para agir nessa situação?

Obrigado!

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 semanas Terça-Feira | 31 março 2026 | 08:14

Bom Dia

Acredito que faltou a transferência destes 70 mil para uma conta da igreja, se o dinheiro permaneceu na conta dele, precisa prestar contas ao leão.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Afonso Freitas

Afonso Freitas

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 12 semanas Terça-Feira | 31 março 2026 | 13:24

Bom Dia

Acredito que faltou a transferência destes 70 mil para uma conta da igreja, se o dinheiro permaneceu na conta dele, precisa prestar contas ao leão.

Boa tarde Telma, tudo bem?

Exato! O cliente está providenciando a abertura da conta bancária em nome da igreja e irá transferir o valor, porém, em 2026.

Qual a forma de prestação de contas vcoê sugere para 2025? Declarar como rendimentos tributáveis e recolher o imposto?

Vanil Antonio

Vanil Antonio

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 12 semanas Terça-Feira | 31 março 2026 | 14:57

Afonso,

Boa Tarde

A sua 4º opção e fazer declaração Normal, colocar o valor que não lhe pertence e em Bens e Direitos, em seguida  colocar  em Divida e Onus  ,uma  divida de mesmo valor informando o nome e CPF  de quem pertence o recurso.
Simples assim
Boa sorte
Vanil

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 semanas Terça-Feira | 31 março 2026 | 15:44

Declarar como rendimentos tributáveis e recolher o imposto?
Sim, pq do contrário está errado né??

Mas quem sabe alguém venha com alguma outra solução, eu desconheço.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Afonso Freitas

Afonso Freitas

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 12 semanas Quarta-Feira | 1 abril 2026 | 11:35

Afonso,

Boa Tarde

A sua 4º opção e fazer declaração Normal, colocar o valor que não lhe pertence e em Bens e Direitos, em seguida  colocar  em Divida e Onus  ,uma  divida de mesmo valor informando o nome e CPF  de quem pertence o recurso.
Simples assim
Boa sorte
Vanil
Essa possibilidade não havia pensado, vou considerar também, muito obrigado.

Sim, pq do contrário está errado né??
Essa opção faria a Receita não questionar, mas ficaria errado, pois o dinheiro não é dela...

Obrigado a todos!

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies