x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 41

Locação PF para PJ. Dúvida sobre deduções de IPTU e Taxa de Administração Imobiliária

Vinícius Boer Bonafini

Vinícius Boer Bonafini

Iniciante DIVISÃO 1 , Operador(a) Investimento
há 4 horas Segunda-Feira | 13 abril 2026 | 12:11

Sou PF, locador de um imóvel para PJ. Ficou acordado em contrato que eu ficaria responsável pelo pagamento do IPTU e o valor seria somado aos aluguéis mensais. Antes de chegar a mim o valor, a imobiliária administradora do imóvel retém 10% de comissão.

O locatário declara para o IRRF o valor bruto do aluguel, sem descontar os valores do IPTU ou da comissão, que correm por minha conta. Como na minha declaração anual devo declarar valores equivalentes aos enviados pelo locador para a Receita na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica, certamente o sistema da Receita acusará inconsistência se eu deduzir esses valores da base de cálculo.

Visto que o valor de IR que pagarei a mais se fizer vista grossa a esse problema ultrapassa R$ 4.000,00 anuais, ou seja, não é irrelevante, qual a melhor maneira de proceder para que eu possa fazer o abatimento da taxa de administração e do IPTU sem gerar inconsistência?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade