x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 44

Cálculo de IRRF

João Vitor

João Vitor

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 17 horas Quinta-Feira | 23 abril 2026 | 15:34

Pessoal, bom dia.

Estou com uma dúvida sobre IRRF em adiantamento salarial.

Colaboradora com salário base de R$ 4.750,00 + 20% de insalubridade, totalizando R$ 5.074,20 bruto.
O adiantamento é pago dia 20 e corresponde a 40% do salário base, ou seja, R$ 1.900,00.

A folha é paga no 5º dia útil e o adiantamento depois entra como desconto normal.

A dúvida é: no adiantamento de março/2026 foi descontado IRRF de R$ 765,59, com referência de 27,5%.
A contabilidade me explicou que o IRRF considera a data do pagamento, e que o adiantamento compõe a base por ser antecipação salarial.

Meu entendimento está correto?
Ou seja, para IRRF, o sistema somou:
R$ 5.074,20 pagos no 5º dia útil
R$ 1.900,00 pagos em 20/03

E por isso o imposto ficou mais alto naquele mês, mesmo com o adiantamento sendo abatido depois na folha?
E outra dúvida: se o salário dela já tinha sido reajustado antes, por que essa diferença no IRRF apareceu só agora?

Neste link, vocês conseguirão visualizar o desconto. Eu gostaria de saber se ele é pertinente: https://imgur.com/a/MRranTh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade