x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 375

Irpf 2026 - Dúvida sobre declaração de Ações e Criptomoedas

Marcos Honorato

Marcos Honorato

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Informática
há 6 semanas Sexta-Feira | 24 abril 2026 | 08:44

Bom dia pessoal,
Se alguém puder me tirar umas dúvidas eu agradeço!
Ano passado eu comecei a investir em ações e cripto moedas e me surgiram algumas dúvidas no IR.
Meu problema é com o Banco Inter, o qual eu invisto em ações, o informe de rendimento dele é péssimo na parte de ações, eles só informam o número de ações que tinha em Dez/24 e Dez/25, nada mais, não informa o valor investido nem os dividendos recebidos.
Também estou tendo problemas com a Binance que é uma corretora internacional onde compro bitcoin.

Quanto as ações, desde quando iniciei eu anoto tudo no excel, então quanto ao número de ações e valor investido está ok.
Quanto ao BTC, desde 2022 eu tenho conta na Binance, mas eu não tinha confiança alguma em cripto, então eu tinha investido uns ~ R$ 200,00, valor que eu nunca declarei.
Agora eu tenho um valor que não é alto, mas tb não é baixo e o governo tá exigindo que declare.
A Binance não tem um informe de rendimento, pelo menos não consegui.
Tirei um extrato desde 2022 até 31/12/2025, joguei no excel e somei todas as compras, vendas, várias de R$ 20,00, 30,00 e cheguei em um valor.

Eu tbm uso o site "invetidor10" para controlar tudo isso e lancei tudo isso lá com suas devidas datas, mas o valores estão saindo um pouco diferentes dos meus cálculos.

Tmb tirei o extrato da B3, o qual tbm não é tão completo.

Minha dúvida é: A divergências de valores de pequenos podem me complicar?
Por exemplo, se na minha planilha de cálculos de Bitcoin a soma dá R$ 1000,00, no "investidor10" dá R$ 940,00 e a Binance informa ao governo R$ 1.040,00?

Quanto as ações tbm pode haver divergências pequenas, já que o Inter não tem um informe completo.

Agradeço quem puder responder.

Obrigado!

Marcos Honorato

Marcos Honorato

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Informática
há 6 semanas Terça-Feira | 28 abril 2026 | 09:33

Perdão João, mas não entendi.
A questão 473, se vi corretamente, fala que só é obrigado a declarar as criptos cujo valor está acima de 5k.
Até aqui tudo bem, eu entendi que não sou obrigado, já que não chego nesse valor, mas prefiro declarar já que posso chegar, estou perto disso.
Mas minha principal dúvida é quanto a divergência de valores, se diferenças pequenas podem me fazer cair na malha fina.
Vou usar ação como exemplo: Se eu declaro que adquiri R$ 5.000,00 em PETR4, mas a receita entende que adquiri R$ 5.047,00 ou R$ 4.079,00 isso pode levar a malha?

Não encontrei isso no pdf.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies