x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 42

Irpf 2026 - Dúvida sobre declaração de Ações e Criptomoedas

Marcos Honorato

Marcos Honorato

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Informática
há 1 hora Sexta-Feira | 24 abril 2026 | 08:44

Bom dia pessoal,
Se alguém puder me tirar umas dúvidas eu agradeço!
Ano passado eu comecei a investir em ações e cripto moedas e me surgiram algumas dúvidas no IR.
Meu problema é com o Banco Inter, o qual eu invisto em ações, o informe de rendimento dele é péssimo na parte de ações, eles só informam o número de ações que tinha em Dez/24 e Dez/25, nada mais, não informa o valor investido nem os dividendos recebidos.
Também estou tendo problemas com a Binance que é uma corretora internacional onde compro bitcoin.

Quanto as ações, desde quando iniciei eu anoto tudo no excel, então quanto ao número de ações e valor investido está ok.
Quanto ao BTC, desde 2022 eu tenho conta na Binance, mas eu não tinha confiança alguma em cripto, então eu tinha investido uns ~ R$ 200,00, valor que eu nunca declarei.
Agora eu tenho um valor que não é alto, mas tb não é baixo e o governo tá exigindo que declare.
A Binance não tem um informe de rendimento, pelo menos não consegui.
Tirei um extrato desde 2022 até 31/12/2025, joguei no excel e somei todas as compras, vendas, várias de R$ 20,00, 30,00 e cheguei em um valor.

Eu tbm uso o site "invetidor10" para controlar tudo isso e lancei tudo isso lá com suas devidas datas, mas o valores estão saindo um pouco diferentes dos meus cálculos.

Tmb tirei o extrato da B3, o qual tbm não é tão completo.

Minha dúvida é: A divergências de valores de pequenos podem me complicar?
Por exemplo, se na minha planilha de cálculos de Bitcoin a soma dá R$ 1000,00, no "investidor10" dá R$ 940,00 e a Binance informa ao governo R$ 1.040,00?

Quanto as ações tbm pode haver divergências pequenas, já que o Inter não tem um informe completo.

Agradeço quem puder responder.

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade