Gustavo Garcia
Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a) FinanceiroPessoal, boa tarde!!
Estou com uma duvida em relação à declaração de IR.
Vou contextualizar:
Em 2022 iniciei uma construção de um imóvel em terreno próprio e anualmente fui declarando os valores gastos em meu DIRPF (Grupo 01 / Código 16).
Sendo que na declaração de 2025 a "Situação em 31/12/2024" foi de R$ 418.000,00.
Ocorre que em 2025 consegui financiamento para conclusão dessa obra.
Porém o banco avaliou a obra até o momento em R$ 390.000,00 e aprovou financiamento de R$ 430.000,00 - que está sendo liberado gradativamente conforme avanço da obra.
Por ora somente estou pagando os juros de construção, somente irei comaçar a amortizar o contrato após averbação do imóvel no cartório.
Cono considero essas informações agora na declaração de 2026? Devo parar de lançar os valores gatos com a obra e apenas considerar pagamento dos juros do financiamento?
A situação em 31/12/2025 deve ser mantida igualao do ano anterior ou devo considerar como novo valor a avaliação do banco?
Outra dúvida importante, caso eu não utilize todo o valor aprovado para a construção e opte por amortizar o contrato com o dinheiro que sobrou. Esse valor de amortização deve ser considerado como custo de aquisição?
Temo em o valor efetivamente gasto na construção não seja corretamente refletido em meu imposto de renda.