x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 74

Transformar o valor do IPI destacado na nota fiscal para somar ao valor do custo do produto

Andre Palu

Andre Palu

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 6 dias Quinta-Feira | 7 maio 2026 | 14:09

Seria comum a minha empresa como comerciante de peças e maquinas agrícolas, no validador do SPED ICMS, colocar o valor do IPI e acrescentar no custo do produto e zerar o imposto do IPI ??

Exemplo, adquiri um produto que na nota fiscal o Valor Total é de  R$ 1.000,00, e na nota fiscal seu valor do IPI é de R$ 250,00, então meu produto é no valor de R$ 750,00, comprei somente 1 unidade. No momento que eu registrar o produto no validador do SPED eu altero o custo unitario para R$ 1.000,00 e deixar o campo do IPI zerado.

Evandro R

Evandro R

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 6 dias Quinta-Feira | 7 maio 2026 | 15:04

Olá,

Como se trata de empresa comercial, o valor do IPI destacado na nota fiscal de aquisição não gera direito a crédito, devendo compor o custo. Dessa forma, o lançamento do IPI em campo próprio somente seria realizado nas hipóteses em que houvesse possibilidade de aproveitamento do crédito, o que não ocorre neste caso...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade