x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 79

Escritura com valor acima do valor real da negociação de terreno

Lucas Miranda

Lucas Miranda

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Edifícios
há 7 semanas Terça-Feira | 12 maio 2026 | 17:28

Pessoal, boa tarde!
Tenho um terreno que na escritura esta com o valor total de quitação de 195.000,00, porém, estou negociando ele por 155.000,00.
Ao ir ao cartório fazer a escritura de compra e venda a escrevente me informou que não posso colocar o valor da negociação (155.000,00) e sim o valor que está na escritura (195.000,00).
Quais os riscos eu corro se declarar o valor de 195 e negociar com o comprador o valor de 155? 

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 7 semanas Quarta-Feira | 13 maio 2026 | 09:47

Bom Dia

O cartório muitas vezes exige que a escritura não seja feita por valor “muito abaixo” do valor já constante no registro anterior ou do valor venal de referência, porque isso pode indicar tentativa de redução de imposto. Mas isso não significa necessariamente que o imóvel “vale” obrigatoriamente 195 mil.

Você receberá 155 mil e deverá declarar este valor para a RFB, geralmente isso não é comum, comprar pelo valor menor, mas se declarar certinho e a RFB te chamar para esclarecer, mostre a verdade pois não há impedimentos na lei.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate - CONTADORA
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Abertura, encerramento, alterações societárias, IR,  assessoria MEI, SIMPLES, PRESUMIDO e REAL, Reforma Tributária, DP, Contabilidade, Emissão e Parametrização de Notas Fiscais de vendas e serviços, Planejamento Tributário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies