x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 16

Registro de imóvel com valor inferior ao valor real pago

Andre D. Cim

Andre D. Cim

Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico Edificações
há 2 horas Terça-Feira | 9 junho 2026 | 22:20

Boa noite. Meu nome é André e estou um pouco confuso sobre minha situação. 

Vou tentar ser o mais breve pois envolve muito mais coisas que acho que estenderá muito minha pergunta. Mas o básico é isso:

Resolvemos vender um imóvel que é de propriedade minha e meu irmão (50% cada). O comprador que já era inquilino desse imóvel (antes terreno e depois teve melhorias feita por ele que virou estacionamento), alugava por valor muito baixo. Após vários acordos e desacordos, ele aceitou a proposta de 290.000 mil reais.

Na escritura do imovel, antes da venda, constava o valor de  venda de 12000 reais, na data de 05/01/2005. , foi uma herança do meu pai. 

Na venda, o comprador pediu que na escritura fosse declarada o valor de 56000 mil reais. Eu e meu irmão aceitamos porque precisavamos vender. Eu, até esse momento, leigo da minha parte, não sabia que esse valor declarado era o valor que ia implicar na declaração do IR. 

Foi assinado o contrato por todas as partes envolvidas. O dinheiro em espécie total depositado no banco, na minha conta e logo em seguida, eu fiz repasse (TED) para meu irmão, a parte dele (145.000 mil) para outro banco. 

Nunca declarei esse imóvel antes porque sempre fui isento. E também, não sabia que precisava declarar! Nunca fiz transação com outro imóvel ou tenho outro imóvel. Esse imóvel era meu único bem!
Como devo proceder, agora sabendo que essas informações vão se cruzar na declaração de imposto de renda?

Tenho pedido muitos aconselhamentos de várias pessoas, uns dizem pra restituir IR anteriores com esse imóvel que nunca declarei. Outros dizem pra declarar apenas os 56000, e também outros dizem pra dizer a verdade (Declarar apenas o seu valor do imóvel, deixando a parte do meu irmão pra ele e combinarmos de fazer uma declaração combinada). 

Além disso, vou conversar com um contador amanhã (dia 10/06). Gostaria de pelo menos ter sugestões parecidas pra tomar um decisão!

Muito obrigado. André

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies