x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 33

ERRO AO EMITIR A GUIA PIS/COFINS

MYLENE

Mylene

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 8 horas Quinta-Feira | 25 junho 2026 | 17:04

Boa tarde, pessoal!
Alguém pode me ajudar
Ao emitir a guia PIS e COFINS, coloquei a apuração errada, a apuração certa seria 05/2026 e coloquei errado como 05/2025 emitir a guia e mandei para o setor financeiro pagar, a guia já foi paga 
quando fui tentar transmitir a DCTFWEB que vi o erro, então não transmiti a DCTFWEB
o problema é que a guia 05/2025 já foi transmitida o ano passado
recebi informações de entrar no site do ECAC e pedir a retificação do DARF, só que infelizmente demora um pouco para ter retorno e eu terei que transmitir a DCTF correta em 5 dias 

Alguém pode me ajudar?

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 5 horas Quinta-Feira | 25 junho 2026 | 19:44

Mylene,
A retificação do DARF é online e costuma ocorrer em 24 horas.
Outra opção é fazer um PERDCOMP de compensação e abater os débitos da DCTFWEB, recolhendo apenas o saldo remanescente. Nessa segunda opção, transmite a DCTFWEB, depois preenche o PERDCOMP, informando os débitos a abater da DCTFWEB, e finalmente retorna à DCTFWEB e abate o PERDCOMP.

JR Contabilidade e Consultoria S/S Ltda
[email protected]
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies