x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 74

Simples Nacional: serviço com ISS retido pelo tomador — como informar no PGDAS-D?

Junior Garcia

Junior Garcia

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 dia Terça-Feira | 21 julho 2026 | 23:22

Cliente do anexo III prestou serviço em outro município e o tomador reteve o ISS na fonte. No PGDAS-D eu destaco essa receita como "com retenção de ISS" para o imposto não ser cobrado de novo na apuração, é isso mesmo? E vocês costumam conferir essa retenção em algum lugar depois, ou só pela nota? Primeira vez que pego retenção fora do município da sede.

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 20 horas Quarta-Feira | 22 julho 2026 | 08:07

Bom Dia,

No PGDAS tem a opção da escolha para flegar:  COM RETENÇÃO DO ISS.

Vc deve conferir com o Decreto da prefeitura em questão se a atividade realmente consta na lista de retenções deste município.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate - CONTADORA
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Abertura, encerramento, alterações societárias, IR,  assessoria MEI, SIMPLES, PRESUMIDO e REAL, Reforma Tributária, DP, Contabilidade, Emissão e Parametrização de Notas Fiscais de vendas e serviços, Planejamento Tributário.
Junior Garcia

Junior Garcia

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 horas Quarta-Feira | 22 julho 2026 | 20:31

Telma, muito obrigado pela resposta! É isso mesmo então: marco a receita como 'com retenção do ISS' no PGDAS-D e, antes, confiro na legislação do município do tomador se a atividade realmente consta na lista de serviços sujeitos à retenção. Ótimo lembrete o do decreto, porque eu ia flegar direto pela nota.Só pra fechar o raciocínio: no caso de o tomador ter retido mas a atividade NÃO constar na lista de retenção do município, a retenção seria indevida. Nesse cenário eu não marco 'com retenção' no PGDAS-D e oriento o cliente a buscar a devolução com o tomador, é assim que vocês tratam? Obrigado pela troca!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies