x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 518

DCTFWEB - RETIFICAÇÃO

Leandro Correia

Leandro Correia

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 6 semanas Terça-Feira | 18 agosto 2026 | 17:57

Olá!Pessoal 
Identifiquei um erro na minha apuração de IRPJ e CSLL do Lucro Real Trimestral (PA 30/06/2026). Enviei o MIT informando um valor maior e acabei pagando o DARF a maior no final de julho na entrega do 2.trim/2026 havia parcela em 3 quotas 
Agora fiz a retificação do MIT com os valores corretos (menores) na DCTFWeb, Agora quando puxo a situação fiscal ficou pendencia 2° TRIM/2026 
nao consigo vincular o pagamento da 1. parcela de IR E CSLL, vi algumas coisas na internet que nao da para vincular IR e CSLL, alguém pode passar o passo a passo??

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 semanas Quarta-Feira | 19 agosto 2026 | 10:55

Bom Dia,

Depois que o IRPJ/CSLL é dividido em quotas na DCTFWeb, não é possível vincular manualmente o DARF pago à quota, porque a Receita bloqueia vinculações nesses débitos. Isso não significa que o pagamento foi perdido.

Quando a retificação resulta em débito inferior ao valor anteriormente pago, o excedente pode ser recuperado por PER/DCOMP Web, seja para restituição ou para compensação com outros débitos.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate - CONTADORA
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil
https://www.fiscalizecontabilidade.com.br

Abertura, encerramento, alterações societárias, IR,  assessoria MEI, SIMPLES, PRESUMIDO e REAL, Reforma Tributária, DP, Contabilidade, Emissão e Parametrização de Notas Fiscais de vendas e serviços, Planejamento Tributário.
Leandro Correia

Leandro Correia

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 6 semanas Quarta-Feira | 19 agosto 2026 | 11:35

Muito obrigado Telma pela experiencia.
vou trazer mais contexto, 
A retificação se deu por conta de debito superior antes informado e retfiquei e de fato resultou debito menor

porém , na minha visao deu 'erro no sistema' do dctfweb
1.o sistema nao entende mais as quotas antes feita, e inclusive a quota 1 foi pago ( referente 2.trimestre/2026) — agora ele da a opção de fazer as quotas com valor cheio somente, e pior as 03 parcelas (como se a de julho tivesse pendente)
2. consultando agora a situação fiscal, esta mostrando Pendência - Débito (SIEF)
> PA/Exer. (2.trim/2026 dt.vcto 31/07/2026) — sendo que parcelei e a primeira quota foi paga.
> valor. original / sdo devedor , o sistema agora pegou novo valor que retifiquei no MIT e subtraiu o pagto da primeira quota com juros e multa.
É bem confuso mesmo! mais agora mostra essa pendencia , estao cobrando multa e juros, como se nao tivesse entregue.

Mas no proprio situação fiscal esta reconhecendo o valor novo apurado de ir e csll (-) 1.quota - junta a isso a multa e juros.
nao queria estender, mas estou tentando contando no fale conosco da receita, mandei mensagem tb no "enviar mensagem"
e estou aguardando , desesperado...
voce, ou mais alguém ja passou por situação semelhante.
eu só queria ter retificado valor - e seguir com as 02 quotas restante normal, no vencimentos corretos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies