Muito obrigado Telma pela experiencia.
vou trazer mais contexto,
A retificação se deu por conta de debito superior antes informado e retfiquei e de fato resultou debito menor
porém , na minha visao deu 'erro no sistema' do dctfweb
1.o sistema nao entende mais as quotas antes feita, e inclusive a quota 1 foi pago ( referente 2.trimestre/2026) — agora ele da a opção de fazer as quotas com valor cheio somente, e pior as 03 parcelas (como se a de julho tivesse pendente)
2. consultando agora a situação fiscal, esta mostrando Pendência - Débito (SIEF)
> PA/Exer. (2.trim/2026 dt.vcto 31/07/2026) — sendo que parcelei e a primeira quota foi paga.
> valor. original / sdo devedor , o sistema agora pegou novo valor que retifiquei no MIT e subtraiu o pagto da primeira quota com juros e multa.
É bem confuso mesmo! mais agora mostra essa pendencia , estao cobrando multa e juros, como se nao tivesse entregue.
Mas no proprio situação fiscal esta reconhecendo o valor novo apurado de ir e csll (-) 1.quota - junta a isso a multa e juros.
nao queria estender, mas estou tentando contando no fale conosco da receita, mandei mensagem tb no "enviar mensagem"
e estou aguardando , desesperado...
voce, ou mais alguém ja passou por situação semelhante.
eu só queria ter retificado valor - e seguir com as 02 quotas restante normal, no vencimentos corretos.