Junior Garcia
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)Pessoal, alguém aqui atende seller da Shopee ou do TikTok Shop? Queria trocar experiência sobre uma obrigação que, na minha carteira, quase ninguém estava cumprindo.
O cenário: o seller (PJ, geralmente Simples) paga comissão pra afiliado pessoa física — o influenciador que divulga o produto e recebe um percentual da venda. Isso é pagamento a autônomo. Na minha leitura, cabe RPA com retenção de INSS de 11% (limitada ao teto), CPP patronal de 20% quando o seller não é do Simples (ou é Anexo IV), e a informação no eSocial (S-1200/S-1210 com categoria 701, contribuinte individual) e, dependendo do valor, IRRF pela tabela progressiva. O problema é volume: seller médio paga dezenas ou centenas de afiliados por mês, com valores pequenos, e a plataforma entrega só um relatório.
Perguntas pra quem já vive isso:
1. Vocês estão emitindo os RPAs e mandando os eventos do eSocial por afiliado, ou a orientação tem sido "não compensa, valor é pequeno"? Já viram autuação ou notificação nesse cenário?
2. Como estão tratando afiliado que também é MEI ou tem CNPJ — pedem nota e pronto, ou continuam no RPA quando a plataforma paga o CPF?
3. Sobre honorário: vocês cobram isso à parte do mensal do seller? Por afiliado, por lote, por competência? Eu confesso que ainda não sei quanto cobrar. Conheci recentemente uma ferramenta que gera os RPAs e transmite o lote inteiro pro eSocial a partir da planilha da plataforma, e o custo dela é bem baixo perto do que o seller paga hoje de honorário pra ter esse serviço feito — então a conta de cobrar um valor por competência e absorver a ferramenta fecha com folga. Só não sei qual é o padrão de mercado. Se alguém cobra por afiliado ou por lote, qual faixa faz sentido?
Não é propaganda, não vou citar nome aqui — é dúvida de precificação e de conformidade mesmo, porque esse público (afiliado/seller) cresceu muito rápido e a rotina do escritório não acompanhou.
— Junior Garcia, Garcia Contabilidade (Ponta Grossa/PR)