x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 71

IRRF S/DISTRIBUICAO DE LUCROS

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 5 horas Sexta-Feira | 16 outubro 2026 | 14:15

Regina,
A Lei é a 15.270, que trata da tributação dos lucros e dividendos pagos, a partir de 2026.
A divisão por 0,90 é simples, todos os valores já PAGOS aos sócios são considerados líquidos, portanto, deve-se calcular o valor bruto (divisão por 0,90) e, consequentemente, o imposto retido.
Diferentemente do cálculo acima, é quando há o planejamento da distribuição, faz-se o cálculo prévio do IRRF de 10% e somente após isso, paga-se o valor líquido. Nesse caso, não se divide por 0,90.

JR Contabilidade e Consultoria S/S Ltda
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies