Boa tarde Edisleide,
O Simples Nacional incide sobre o valor da receita bruta.
§ 1º Considera-se receita bruta, para fins do disposto no caput deste artigo, o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia, não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos
Fonte: § 1º, Artigo 3º da Lei Complementar 123/2006 .
Na tributação pelo Lucro Presumido, o IRPJ e a CSLL incidem sobre a presunção de lucro. O PIS e a COFINS (Cumulativo) sobre as receitas.
Na tributação pelo Lucro Real, o IRPJ e a CSLL incidem sobre o lucro real propriamente dito, assim entendido o contábil ajustado pelas adições, exclusões e compensações. O PIS e a COFINS (Não-cumulativo) incidem sobre as receitas.
Vale dizer que se ele quer pagar o IRPJ e a CSLL apenas sobre o lucro obtido, deverá adotar a tributação pelo Lucro Real. Cabe lembrar que a tributação pelo lucro real é bem mais onerosa do que a pelo Simples Nacional. A despeito de nesta última os tributos e contribuições inciderem sobre a receita bruta, os percentuais são bem menores do que aquele praticados no Lucro Presumido e no Lucro Real.
...