Suelen da Cunha M
Iniciante DIVISÃO 1 , SecretáriaPreciso saber como faço para criar o numero do imovel na receita federal (NIRF), pois o prazo de declarar o ITR é até amanha e estou com dificuldades para o cadastro.
respostas 8
acessos 30.019
Suelen da Cunha M
Iniciante DIVISÃO 1 , SecretáriaPreciso saber como faço para criar o numero do imovel na receita federal (NIRF), pois o prazo de declarar o ITR é até amanha e estou com dificuldades para o cadastro.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)Boa tarde Suelen da Cunha M!
Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.
Em relação à sua dúvida, informo-lhe que para cadastrar um NIRF para um imóvel rural, você deverá preencher o Cafir e lavar no CAC da RFB de sua região, juntamente com "os documentos da terra" e do proprietário.
Persistindo as dúvidas, volte a postar.
No mais, desejo-lhe um ótimo dia!
Aldemir Pereira
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalWilson, boa tarde !!
O que prieciso apresentar além desse cadastro(CAFIR), na Receita Federal.
Estou com um caso parecedo com a Suelen
Grato
Moderador , Contador(a)Boa tarde Aldemir Pereira!
No próprio formulário (Cafir) consta todas as orientações sobre o cadastro do Imóvel Rural na RFB.
Por comodidade, transcrevo aqui a relação dos documentos a serem apresentados:
"Juntamente com o Diac-Inscrição, deve ser apresentado original ou cópia autenticada:
1) dos documentos que:
a) permitam a sua inscrição, bem como de seu representante legal;
b) comprovem a sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), bem como de seu representante legal, conforme o caso;
c) identifiquem o imóvel rural, tais como:
- certidão de registro de matrícula no registro de imóveis;
- escritura ou compromisso de compra e venda; ou
- no caso de posse, declaração de posse, contendo, no mínimo, o nome, o endereço de localização e a área total do imóvel rural, o nome e o número no CPF ou no CNPJ do possuidor, bem como a data a partir da qual este detém a posse do imóvel rural;
d) comprovem a desapropriação, se for o caso;
2) do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCCIR), que comprove a inscrição do imóvel rural no Instituto Nacional de Colonização e Reforma agrária (Incra), se obrigatória".
Bruno Alexandre Sato
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)boa tarde Wilson, estou precisando de ajuda o mais rapido possivel!! estou começando a mexer com produtor rural, esse cliente meu me trouxe aqui uma relaçao de documentos para providenciar pra ele o mais rápido, ele esta pedindo o CCIR, Certidão de matricula, como faço? o CCIR eu sei que consigo pelo site do INCRA, mais o problema que não tenhho o código do imovel rural dele que pede para emissão do CCIR, poderia me ajudar? desde já agradeço!!! obrigado
Bruno Alexandre Sato
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Desculpa pela palavra urgente Wilson, é que pensei que podesse aproveitar esse tópico ja existente!!! poderia me ajudar? obrigado
Moderador , Contador(a)Bruno Alexandre Sato,
Boa tarde!
A Certidão de Matrícula você conseguirá no Cartório de Registro de Imóveis da cidade onde o imóvel rural pertence.
Já na Certidão de Matrícula você consegue o nº de Inscrição no CCIR.
Caso não consiga emitir o CCIR no site, provavelmente o motivo é por dados desatualizados. Se isto ocorrer, você deverá procurar o INCRA para fazer a atualização cadastral.
Bruno Alexandre Sato
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Wilson muito obrigado pela resposta e ajuda!!!
Bruno Alexandre Sato
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)boa tarde, aproveitando a pagina sobre produtor rural, se possível alguém puder tirar minha dúvida, vamos lá estou fazendo o DMG de um cliente aqui, tem uma nota fiscal de Doação (lanço como venda - saída né?) e teve tb roubo na propriedade de 02 cabeças, como lanço esse roubo, perda? desde já agradeço !! obrigado
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade