x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 30.091

como criar um numero do imovel na receita federal

suelen da cunha m

Suelen da Cunha M

Iniciante DIVISÃO 1 , Secretária
há 15 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 15:10

Preciso saber como faço para criar o numero do imovel na receita federal (NIRF), pois o prazo de declarar o ITR é até amanha e estou com dificuldades para o cadastro.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Membro Club Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2010 | 12:15

Boa tarde Suelen da Cunha M!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, informo-lhe que para cadastrar um NIRF para um imóvel rural, você deverá preencher o Cafir e lavar no CAC da RFB de sua região, juntamente com "os documentos da terra" e do proprietário.

Persistindo as dúvidas, volte a postar.

No mais, desejo-lhe um ótimo dia!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

há 15 anos Segunda-Feira | 11 outubro 2010 | 13:21

Boa tarde Aldemir Pereira!

No próprio formulário (Cafir) consta todas as orientações sobre o cadastro do Imóvel Rural na RFB.

Por comodidade, transcrevo aqui a relação dos documentos a serem apresentados:

"Juntamente com o Diac-Inscrição, deve ser apresentado original ou cópia autenticada:

1) dos documentos que:

a) permitam a sua inscrição, bem como de seu representante legal;

b) comprovem a sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), bem como de seu representante legal, conforme o caso;

c) identifiquem o imóvel rural, tais como:

- certidão de registro de matrícula no registro de imóveis;
- escritura ou compromisso de compra e venda; ou
- no caso de posse, declaração de posse, contendo, no mínimo, o nome, o endereço de localização e a área total do imóvel rural, o nome e o número no CPF ou no CNPJ do possuidor, bem como a data a partir da qual este detém a posse do imóvel rural;

d) comprovem a desapropriação, se for o caso;

2) do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCCIR), que comprove a inscrição do imóvel rural no Instituto Nacional de Colonização e Reforma agrária (Incra), se obrigatória
".

Visite o meu Facebook.
***CCB
Bruno Alexandre Sato

Bruno Alexandre Sato

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 15:35

boa tarde Wilson, estou precisando de ajuda o mais rapido possivel!! estou começando a mexer com produtor rural, esse cliente meu me trouxe aqui uma relaçao de documentos para providenciar pra ele o mais rápido, ele esta pedindo o CCIR, Certidão de matricula, como faço? o CCIR eu sei que consigo pelo site do INCRA, mais o problema que não tenhho o código do imovel rural dele que pede para emissão do CCIR, poderia me ajudar? desde já agradeço!!! obrigado

Moderador

há 14 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 18:09

Bruno Alexandre Sato,

Boa tarde!

A Certidão de Matrícula você conseguirá no Cartório de Registro de Imóveis da cidade onde o imóvel rural pertence.
Já na Certidão de Matrícula você consegue o nº de Inscrição no CCIR.

Caso não consiga emitir o CCIR no site, provavelmente o motivo é por dados desatualizados. Se isto ocorrer, você deverá procurar o INCRA para fazer a atualização cadastral.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Bruno Alexandre Sato

Bruno Alexandre Sato

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 13:10

boa tarde, aproveitando a pagina sobre produtor rural, se possível alguém puder tirar minha dúvida, vamos lá estou fazendo o DMG de um cliente aqui, tem uma nota fiscal de Doação (lanço como venda - saída né?) e teve tb roubo na propriedade de 02 cabeças, como lanço esse roubo, perda? desde já agradeço !! obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies