x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 9.864

consultorio medico - autonomo

CARLOS EDUARDO GOMES DE ALMEIDA

Carlos Eduardo Gomes de Almeida

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 10:45

BOM DIA
Estou começando agora na área contábil de consultório medico de pessoa física (autônomo localizado)

A pessoa recebe valores de serviços prestados dos planos de saúde e de algumas pessoas que vão ao consultório e pagam a consulta no dia, ou seja, sem plano.
Gostaria de saber a melhor forma de fazer essa contabilidade sendo que o consultório tem uma funcionaria e outras despesas.
A melhor forma seria a um livro caixa controlando a despesa e receita do período para fazer o IR no ano seguinte ou seria um carne leão mensalmente? No caso de carne leão essas despesas são dedutíveis.
Qual seria a melhor forma? Como seria feito?

Agradeço desde já a todos que colaborarem.

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 11:17

Bom dia Carlos Eduardo,
No caso de autonomo não é feito contabilidade e sim livro caixa carne leão.
Voce pode baixar o programa no site da RFB para controlar as receitas e despesas mensalmente e se for o caso recolher o IR.
Deixei de indicar o link porque o site da RFB está congestionado e não consigo acessar, mas voce pode buscar em programas para o cidadão é bem explicativo o funcionamento.
Espero que ajude!

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).

há 15 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 12:01

Eu posso fazer o livro caixa carne leao no final do periodo?
ou posso fazer mensal considerando apenas a movimentação do consultorio e colocar as outras deduções como por exemplo (dependentes) no imposto de renda pessoa fisica ?

estive olhando tambem a respeto da dmed e ainda estou confuso em relação a obrigatoriedade do autonomo com consultorio a empregar a declaração ..

Saulo Heusi
Usuário VIP