x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 9.864

consultorio medico - autonomo

CARLOS EDUARDO GOMES DE ALMEIDA

Carlos Eduardo Gomes de Almeida

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 10:45

BOM DIA
Estou começando agora na área contábil de consultório medico de pessoa física (autônomo localizado)

A pessoa recebe valores de serviços prestados dos planos de saúde e de algumas pessoas que vão ao consultório e pagam a consulta no dia, ou seja, sem plano.
Gostaria de saber a melhor forma de fazer essa contabilidade sendo que o consultório tem uma funcionaria e outras despesas.
A melhor forma seria a um livro caixa controlando a despesa e receita do período para fazer o IR no ano seguinte ou seria um carne leão mensalmente? No caso de carne leão essas despesas são dedutíveis.
Qual seria a melhor forma? Como seria feito?

Agradeço desde já a todos que colaborarem.

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 11:17

Bom dia Carlos Eduardo,
No caso de autonomo não é feito contabilidade e sim livro caixa carne leão.
Voce pode baixar o programa no site da RFB para controlar as receitas e despesas mensalmente e se for o caso recolher o IR.
Deixei de indicar o link porque o site da RFB está congestionado e não consigo acessar, mas voce pode buscar em programas para o cidadão é bem explicativo o funcionamento.
Espero que ajude!

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).

há 15 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 12:01

Eu posso fazer o livro caixa carne leao no final do periodo?
ou posso fazer mensal considerando apenas a movimentação do consultorio e colocar as outras deduções como por exemplo (dependentes) no imposto de renda pessoa fisica ?

estive olhando tambem a respeto da dmed e ainda estou confuso em relação a obrigatoriedade do autonomo com consultorio a empregar a declaração ..

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Domingo | 10 outubro 2010 | 13:36

Boa tarde Carlos,

O recolhimento do Imposto de Renda nos moldes do Carnê-Leão (neste caso) é obrigatório.

Sujeita-se ao recolhimento mensal obrigatório a pessoa física residente no Brasil que receber:

1 - rendimentos de outras pessoas físicas que não tenham sido tributados na fonte no Brasil, tais como decorrentes de arrendamento, subarrendamento, locação e sublocação de móveis ou imóveis, e os decorrentes do trabalho não-assalariado, assim compreendidas todas as espécies de remuneração por serviços ou trabalhos prestados sem vínculo empregatício;
(eu grifei)

O imposto relativo ao carnê-leão é calculado mediante a aplicação da tabela progressiva mensal do imposto de renda, vigente no mês do recebimento do rendimento, sobre o total recebido no mês, observado o valor do rendimento bruto relativo a cada espécie, devendo ser recolhido até o último dia útil do mês subseqüente ao do recebimento do rendimento, com o código 0190.

As despesas cuja dedução é permitida são as que constam da escrituração do Livro Caixa Os programas "Livro Caixa" e "Carnê-Leão" estão disponíveis para downloads aqui . Nestes termos, se considerarmos que o cálculo e o recolhimento do Carnê-Leão é obrigatório e que as despesas dedutíveis deverão constar do Livro Caixa, se pode dizer que a escrituração e cáculo deverão ser mensais, sob pena de ter que pagar o Imposto de Renda com multa e juros cabíveis pelo atraso.

Fonte: Perguntas e Respostas sobre o Imposto de Renda de Pessoas Físicas Receita Federal

Entretanto, posso lhe assegurar que explorar esta atividade como Pessoa Jurídica - via constituição de empresa - torna-se muito menos oneroso, pois os impostos e contribuições (todos, se considerado 5% de ISS) devidos pela Pessoa Jurídica totalizarão 16,33% enquanto que na Pessoa Física poderá facilmente chegar a 27,5%.

Face ao exposto, aconselho-o a eleger um Contabilista ou Empresa Contábil de sua preferência e solicitar maiores esclarecimentos acerca do assunto. Não imagine que o conselho foi dado com vistas a não respondermos à questionamentos acerca do assunto. Decida o que fazer e conte com o Fórum sempre e quando precisar.

Em tempo: O autônomo (Pessoa Física) está dispensado da elaboração e entrega da DMed, a menos que seja equiparado a Pessoa Jurídica - Médico que contrata outro médico, por exemplo - neste caso ele terá que inscrever-se no CNPJ.

...

há 15 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 18:05

Com relação a recebimentos de pessoa jurídica eu faço mensal no carnê leão correto?
Mais o consultório também recebe de pessoa jurídica e isso me gerou duas duvidas .
Uma e a respeito do IR eu separo os valores recebidos de pessoa física para fazer o carne leão e o PJ como faço e onde informo?
A outra duvida e se alguém pode me esclarecer como e feito a reconhecimento da receita (qual documento e emitido e por quem?) do consultório que recebe valores de plano de saúde. Pois o consultório só atende pessoas com plano de saúde

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente
há 15 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 11:15

Aproveitando este topico, estou agora trabalhando com uma medica que tem duas firmas uma pessoa juridica que é tributada pelo lucro presumido, mais ela trabalha também como pessoa fisica, quanto a pessoa juridica não tem problemas, mais ela como pessoa fisica quais seriam as obrigaçoes durante todo ano?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 13:43

Boa tarde Mariza,

No âmbito federal, ela está obrigada (se ultrapassar o limite de isenção) a recolher mensalmente o Imposto de Renda nos moldes do Carnê-Leão sobre os rendimentos percebidos como pessoa física. Naturalmente se mantiver funcionários deve observar também todas as obrigações trabalhistas.

É aconselhável que escriture o Livro Caixa mensalmente para evitar o acúmulo dos serviços quando da elaboração da DIRPF.

Promova pesquisa no Banco de Dados do Fórum acerca do assunto.

Se persistirem dúvidas torne a entrar em contato.

Em tempo: Leia a resposta dada ao Carlos no dia 10 de Outubro, nesta mesma página.

...

alexandre teixeira amorim

Alexandre Teixeira Amorim

Iniciante DIVISÃO 1 , Engenheiro(a) Eletrônico
há 15 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 16:15

Saulo Heusi

Boa tarde a todos,

Gostaria de aproveitar as dúvidas levantadas pelo Carlos Eduardo, pois encontro-me na mesma situação. Contabilidade de médico que trabalha em consultório próprio e atende pacientes particulares e pacientes encaminhados por convênios.

No carne leão,
O dinheiro recebido por pessoa física é:
1.000 – REND. PF NÃO-ASSALARIADO

O dinheiro mensal recebido pelos convênios se encaixa no código 2.000?
2.000 – REND. PJ NÃO-ASSALARIADO

Os convênios anualmente entregam o comprovante de rendimentos pagos e de retenção de imposto de renda na fonte. Nele consta que a natureza do rendimento é de trabalho não assalariado.

Minha dúvida em resumo é:
O dinheiro recebido por convênios deve ser declarado mensalmente no carne leão sob o código 2.000 e também na declaração de imposto de renda anual no Rend. Trib. Receb. De PJ?

Grato pela atenção
Alexandre Amorim

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies