x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.082

Exclusão do Simples Nacional

Nilton

Nilton

Bronze DIVISÃO 5
há 15 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 18:11

Olá a todos.
Estou me formando em Ciências Contábeis esse ano, e o tema de meu TCC, escolhi o sistema de tributação do Simples Nacional.
Sobre o S.N., estou com algumas dúvidas em relação a exclusão das empresas:

- O contribuinte tem a opção de desejar sair do S.N. a qualquer momento (ou existe uma data prevista para isso)? E quando vai valer essa alteração do sistema de tributação? No próximo ano-calendário?

- O contribuinte ultrapassa o valor de receita-bruta, ele tem o prazo de até o último dia de janeiro do ano seguinte ao "estourar" a receita bruta?

Em ambos os casos, o contribuinte que deve informar (é obrigatório) a RFB? Ou por exemplo, se a empresa ultrapassar o valor da receita-bruta, ela automaticamente está desenquadrada do S.N.?

- O que é "EXCLUSÃO DE OFÍCIO"? Não consegui compreender direito isso. É uma exclusão com iniciativa do Fisco?

- A exclusão de ofício ocorre quando ultrapassa os limites de receita bruta?

Aguardo uma resposta, desde já, obrigado pela força.

Viviane Silva

Viviane Silva

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 18:58

Quanto a exclusão do simples:

EFEITOS DA EXCLUSÃO

Art. 6º A exclusão das ME e das EPP do Simples Nacional produzirá efeitos:

I - na hipótese do inciso I do art. 3º, a partir de 1º de janeiro do ano-calendário subseqüente, ressalvado o disposto no § 1º deste artigo
e questão da tributação.
§ 8º A ME ou a EPP excluída do Simples Nacional sujeitar-se-á, a partir do período em que se processarem os efeitos da exclusão, às normas de tributação aplicáveis às demais pessoas jurídicas.

O Saulo postou:Postada Segunda-Feira, 6 de abril de 2009 às 19:52:22

--------------------------------------------------------------------------------

Mensagem não recomendada pela Moderação, conforme item 22.3 das Regras do Fórum. Clique aqui se desejar visualizar
Boa noite Valdilene,

Na hipótese de o contribuinte optante pelo Simples Nacional, ultrapassar o limite máximo de R$ 2.400.000,00, desde que todos os estabelecimentos estejam localizados em entes federativos que não adotem sublimites, a parcela da receita bruta total mensal que exceder a esse limite estará sujeita às alíquotas máximas previstas nas tabelas dos anexos I, II, III, IV e V, majoradas em 20% (vinte por cento).

Exemplo:
* Receita de comércio apurada no ano: R$ 2.700.000,00
* Excesso a Tributar: R$ 300.000,00
* Simples Nacional sobre o excesso: 13,93% (11,61% + 20%) x R$ 300.000,00 = R$ 41.790,00

É o que se lê no § 16º, Artigo 18º da Lei Complementar 123/2006 transcrito abaixo:

§ 16. Se o valor da receita bruta auferida durante o ano-calendário ultrapassar o limite de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) multiplicados pelo número de meses do período de atividade, a parcela de receita que exceder o montante assim determinado estará sujeita às alíquotas máximas previstas nos Anexo I, II, III, IV e V desta Lei Complementar, proporcionalmente conforme o caso, acrescidas de 20% (vinte por cento).

Exclusão
A exclusão do Simples Nacional, mediante comunicação da ME ou da EPP, dar-se-á:
...
b) obrigatoriamente, quando:

b.1) a ME ou a EPP tenha auferido, no ano-calendário imediatamente anterior, receita bruta superior a R$ 2.400.000,00;

Prazos para comunicação
A exclusão deverá ser comunicada à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), por meio do Portal do Simples Nacional na Internet
...
b) até o último dia útil do mês de janeiro do ano-calendário subseqüente àquele em que se deu o excesso de receita bruta, na hipótese de a ME ou a EPP ter auferido, no ano-calendário imediatamente anterior, receita bruta superior a R$ 2.400.000,00;

Exclusão
Resolução CGSN 015/2007

...
Editado por Saulo Heusi em 17 de junho de 2009 às 08:03:44

Exclusão de Oficio

Exclusão de ofício - É quando a Receita ou outro órgão público autorizado conforme abaixo tem poder, ou seja, com ou sem consentimento da empresa se ela não estiver adequada com as leis (limites, vedações e outros )CGSN n° 15/2007 ( Lei ela toda que ficará mais fácil de entender).

Art. 4º A competência para excluir de ofício ME ou EPP do Simples Nacional é da RFB e das Secretarias de Fazenda ou de Finanças do Estado ou do Distrito Federal, segundo a localização do estabelecimento, e, tratando-se de prestação de serviços incluídos na competência tributária municipal, a competência será também do respectivo Município.

Esse artigo responde sua última pergunta
Art. 5º A exclusão de ofício da ME ou da EPP optante pelo Simples Nacional dar-se-á quando: ....

CGSN n° 15/2007 ( Lei ela toda que ficará mais fácil de entender).

Espero ter ajudado!

Vivi Silva
[email protected]
Tel: 12 97404-6798
Nilton

Nilton

Bronze DIVISÃO 5
há 15 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2010 | 15:08

Obrigado Viviane, me ajudou muito seu comentário.

Mais uma coisa...
Eu não entendo o seguinte:
Se minha empresa ultrapassar a receita bruta estabelecida, ou em algum momento ocorrer algum vedação para minha empresa permanecer no S.N., porque que eu tenho que avisar a RFB, afim de minha empresa mudar o regime de tributação? Se eu não avisar, a RFB vai "ficar sabendo" do mesmo jeito, não vai?
Isso não ficou muito claro para mim, o porquê do contribuinte ter que informar alguma possível vedação que venha surgir para ele permanecer no Simples Nacional.

Grato!!!

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies