x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 10.780

Simples Nacional receita acumulada

Mariana Batista Vieira

Mariana Batista Vieira

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 09:34

Minha duvida é a seguinte, tenho uma empresa que começou a emitir notas no mês de Agosto, seu faturamento foi X, no mês de setembro ela teve o faturamento Y, minha duvida é naqueles dois campos "Receita Bruta dos ultimos 12 meses" e Receita Bruta Total do Ano" qual deles é o "valor acumuldado"?

Jefferson

Jefferson

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 11:56

É a receita dos últimos 12 meses para efeito de calculo do imposto, enquadrando a empresa na faixa de acordo com o faturamento acumulado.

Obs.: Lembrando que se são os primeiros faturamentos será necessário fazer a proporção, dividindo o total do faturamento pela quantidade de meses de funcionamento da empresa e multiplicando-os por 12.

Ex.: A empresa iniciou em julho. Então vc vai pegar o valor de X + Y, dividindo por três, e multiplicando por 12.

No caso da receita bruta acumulada do ano-calendário será para efeito de exclusão ou não do sistema simplificado de tributação.

Mariana Batista Vieira

Mariana Batista Vieira

há 14 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 09:16

Ok entendi.

Muito Obrigada!

Mas fiquei na duvida agora. Fui calcular o imposto de uma empresa e o valor da "Receita Bruta dos ultimos 12 meses é de R$ 592.575,78" e o Valor da "Receita Bruta Total do Ano R$ 398.833,60" e a aliquota que o sistema usou para o calculo do imposto foi de 7.60% que corresponde a linha cujo o faturamento é de 480.000,00 até 600.000,00 , se o sistema usa-se a receita dos ultimos 12 meses teria que ter usado para o calculo a aliquota 7,54 que é a aliquota corresponde a linha de faturamento.

Espero que eu tenha sido clara e que você me entenda.

Agradeço muito pela resposta eu não sabia o calculo que eles usavam para as empresas que começam na metade do ano.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 10:04

Bom dia Mariana Batista Vieira!

Como você não nos disse qual a atividade da empresa para que saibamos qual o Anexo correto a ser utilizado, deduzi (levando em consideração suas informações anteriores) que a empresa é tributada pelo Anexo I.

Neste Anexo, de acordo com o Artigo 5º da Resolução CGSN nº 51, de 22 de dezembro de 2008, as empresas que tiverem "a receita bruta total acumulada nos 12 (doze) meses anteriores ao do período de apuração" de R$ 480.000,01 até R$ 600.000,00 terão a alíquota do Simples Nacional de 7,60%.

Você nos disse que "o valor da "Receita Bruta dos ultimos 12 meses é de R$ 592.575,78"", e ainda que "a aliquota que o sistema usou para o calculo do imposto foi de 7.60%".

Desta forma, vemos que o "sistema" calculou o valor devido (no Simples Nacional) de forma correta.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Mariana Batista Vieira

Mariana Batista Vieira

há 14 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 10:29

Bom Dia

Sim, correta a sua afirmação.

Eu fiquei em duvida por causa da resposta anterior, mas agora euu li denovo a resposta e compreendi.
Esta correto que eu estava pensando em relação.

Muito Obrigada pela sua atenção

Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade