x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 2.380

Preenchimento da DACON

Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 19 outubro 2010 | 17:42

Olá!

Me dei conta agora, no preenchimento da DACON, da seguinte situação:

Tenho empresas comerciais varejistas que comercializam produtos sujeitos a alíquota Zero de PIS e COFINS, como bebidas, cigarros, combustíveis, etc...

Os valores referentes a aquisições destes produtos precisam ser informados na DACON?

Vinha preenchendo os valores destas aquisições na ficha 06A - Apuração dos Créditos de PIS/Pasep - Aquisições no Mercado Interno - Regime Não-Cumulativo, na coluna Vinculados à Receita Não Tributada no Mercado Interno.

Me informaram que as aquisições destes produtos não devem ser informados, apenas as receitas sujeitas a alíquota zero devem ser informadas na ficha cálculo.

Está correto esta informação?

Grato pela atenção,
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 19 outubro 2010 | 19:21

Boa noite Umberto,

Acerca do assunto, assim orienta o menu Ajuda do Programa:

Na coluna "Créditos Vinculados à Receita Não Tributada no Mercado Interno", o declarante deve informar os valores das aquisições, dos custos e das despesas efetuados no mercado interno vinculados a vendas efetuadas com suspensão, isenção, alíquota 0 (zero) ou não-incidência da Contribuição para o PIS/Pasep, conforme disposto no art. 17 da Lei nº 11.033, de 21 de dezembro de 2004. (eu grifei).

Vale dizer que desde que tais créditos sejam vinculados a vendas efetuadas com alíquota zero (seu caso) devem sim ser informados neste campo.

...

Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

há 14 anos Terça-Feira | 19 outubro 2010 | 22:00

Boa Noite Saulo!

Eu já tinha visto essa questão no menu Ajuda do Programa da DACON, mas com o seu grifo isso fica ainda mais evidente. Então da forma como eu estou preenchendo está certo.

Até porque, no momento de aproveitar os créditos para deduzí-los do débito o programa me trás automaticamente apenas os débitos da coluna "tributável".

O terrível foi obter resposta contrária da consultoria tributária, que informou não haver necessidade de informar tais aquisições sujeitas a alíquota zero.

Muito Obrigado Saulo.

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

há 14 anos Terça-Feira | 19 outubro 2010 | 22:15

Saulo!

Eu li todo o menu ajuda da Dacon e li também um pouco abaixo da informação que você grifou:

" Atenção:

1) Não dará direito a crédito, não devendo compor o total a ser informado nas Linhas 06A/01 a 06A/13, 06A/16 a 06A/21, 06A/25, 06A/26 e 06A/30, o valor:

a) de mão-de-obra paga a pessoa física, observadas as disposições das Linhas 06A/18, 06A/25 e 06A/26;

b) relativo à aquisição de bens ou serviços não alcançados pela incidência das contribuições ou sujeitos à alíquota 0 (zero); e

c) relativo à aquisição de bens ou serviços isentos quando revendidos ou utilizados como insumo em produtos ou serviços sujeitos à alíquota 0 (zero), isentos ou não alcançados pela incidência da contribuição.

2) O crédito não aproveitado em determinado mês poderá sê-lo nos meses subseqüentes, sem atualização monetária ou incidência de juros.

3) Não devem ser prestadas nas Linhas 06A/01 a 06A/13 informações sobre créditos decorrentes de atividades imobiliárias, as quais deverão ser prestadas na Linha 06A/20.

Dessa forma, volta a minha pergunta, tais informações devem ou não ser prestadas?

Um abraço,
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 20 outubro 2010 | 08:16

Bom dia Umberto,

Eu considerei e já tinha lido as observações sob o titulo de "Atenção". Realmente há uma contradição entre as duas orientações. Enquanto na primeira o autor é claro ao determinar que

"na coluna "Créditos Vinculados à Receita Não Tributada no Mercado Interno" devem ser informados os valores das aquisições, dos custos e das despesas efetuados no mercado interno vinculados a vendas efetuadas com suspensão, isenção, alíquota 0 (zero)"

mais adiante ao alertar para o fato de que

"não dá direito a crédito a aquisição de bens ou serviços isentos quando revendidos ou utilizados como insumo em produtos ou serviços sujeitos à alíquota 0 (zero), isentos ou não alcançados pela incidência da contribuição"

acaba por dizer que tais créditos não devem ser informados.

Entretanto, note que mesmo informando as aquisições na coluna "Créditos Vinculados à Receita Não Tributada no Mercado Interno" a despeito de o crédito constar da linha 15 da ficha 06A como "Créditos a Descontar à Alíquota de 1,65%", o mesmo não é levado para Ficha 13A "Créditos Descontados no Mês", ou seja, o programa não permite que seja descontado, fato que ratifica o alerta sobre não dar direito de crédito as referidas aquisições.

Diante do exposto, eu acredito que tais aquisições devem ser informadas sim. Até porque o próprio programa não permite o uso de créditos de valores informados na coluna em questão, ou seja, a empresa não será penalizada por informar tais aquisições, haja vista que não descontará créditos delas decorrentes.

Se tais informações fossem dispensáveis, não existiriam orientações específicas acerca de como e onde prestá-las.

...

Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

há 14 anos Quarta-Feira | 20 outubro 2010 | 10:36

Correto Saulo em gênero, número e grau.

Passei suas considerações a consultoria tributária e estes foram "obrigados" a concordar com seu raciocínio.

Um abraço,
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade