x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 672

Rosana M

Rosana M

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 20:05

Boa noite,

Tenho um cliente que vai vender o unico apto registrado na declaracao. A historia na verdade e a seguinte: ela nao quer deixar o apto de heranca para ninguem da familia, entao ela estaria vendendo o apto em suaves prestacoes com o compromisso da parte compradora de so requerer o imovel quando de sua morte.

Gostaria de saber quais implicacoes legais esse ato pode incorrer?
Ela tera que apurar ganho de capital sendo o unico apartamento? Existe prazo para que essa pessoa compre um outro apto ou ela pode simplesmente vender e ficar com o dinheiro na mao?
A compra do imovel foi parcelada, como informo nas declaracoes dos envolvidos?

Eu tenho um ideia de como proceder, mas gostaria de confirmar e ter um embasamento legal.

Agradeco quem puder ajudar.

Rosana M
CEO Seja Leve Contabilidade Digital

Aprender é a única fonte que não se esgota !!!
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 26 outubro 2010 | 07:33

Bom dia Rosana,

Será isenta do imposto de renda sobre ganhos de capital a alienação por valor igual ou inferior a R$ 440.000,00, do único bem imóvel que o titular possua, individualmente, em condomínio ou em comunhão, independentemente de se tratar de terreno, terra nua, casa ou apartamento, ser residencial, comercial, industrial ou de lazer, e estar localizado em zona urbana ou rural, desde que não tenha efetuado, nos últimos cinco anos, outra alienação de imóvel a qualquer título, tributada ou não. ( Pergunta 530 - DIRPF 2010)

No programa Ganhos de Capital 2010 este pessoa deverá informar que a alienação se deu a prazo, que trata-se do único imóvel que possui e que nos últimos cinco anos nãopromoveu a alienação de nenhum outro imóvel. Ao prestar tais informação (via assinalação de respostas) automaticamemte o programa irá notificá-la da isenção.

Se alienado por valor superior ao citado, torne a entrar em contato para obter novas orientações.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade