x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 943

IPI empressas comerciais

Suelen Santos de Souza

Suelen Santos de Souza

Bronze DIVISÃO 5 , Gerente
há 14 anos Quinta-Feira | 28 outubro 2010 | 16:33

Ola!!

Tenho algumas duvidas sobre ipi minha empresa e comercial e revende material de escritorio.

eu em alguma situaçãi eu tenho direito ao credito de ipi?
nos livros fiscai de entrada como e escritorado este ipi?
na saida eu destaco na nota fiscal ??

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 30 outubro 2010 | 14:23

Boa tarde,

Você não tem direito ao crédito, pois você exerce atividade comercial não tributada por este imposto.
Os impostos não recuperáveis, no seu caso o IPI, você deve adicionar ao custo da mercadoria vendida, contabilizando a nota pelo total, ou seja o valor do IPI fará parte do seu estoque.

No livro fiscal, como você não é tributada pelo imposto, você escritura a nf pelo total.

Não sendo tributada você também não destará este imposto na nota. Sua empresa não dá direito a crédito ou tem direito a Débito do imposto.

Espero ter ajudado.

Atenc.

Francisco Avelino

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade