x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 13.597

ESTEFANELE VIEIRA FRANCO

Estefanele Vieira Franco

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 12:25

Olá bom dia pessoal!

É a primeira vez que trabalho com Redução Z, e gostaria de receber intruções de como vou fazer para saber a receita de mercadorias sujeitas a substituição tributária, já que na redução Z a mercadoria não é especificada.

Ex: A empresa é um mercado que adquire inumeras mercadorias com antecipação parcial, substituição tributária, redução da base de cálculo. Depois que acontece a venda é feito o cálculo do DAS. No cálculo do DAS, é solicitado o valor da receita com substituição tributária. Como vou saber esse valor se a redução Z não mostra a mercadoria vendida?

ex: vassoura_______10,00
água sanit______05,00

Me desculpem a igenuidade no assunto, mas estou aprendendo!

Grato!

Jefferson

Jefferson

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 12:37

Bom dia Estefanele Vieira,

Querida você terá que solicitar que o seu cliente refaça o cadastro de todos os produtos, pois só assim você terá uma apuração ccorreta.

Não teria como você saber quanto é tributado, isento, substituto somente com as reduções Z. Teria que ser recolhidos todos os cupons fiscais para analizar produto a produto, que no caso de um mercado deve ser muito extensa.

Você deverá tributar todos os produtos nesse mês, além do mais que nos registros dos seus livros você não segmentará e estará tudo como venda normal.

ESTEFANELE VIEIRA FRANCO

Estefanele Vieira Franco

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 12:48

Obrigado Jefferson!

Mas é possível sair na redução Z, a mercadoria não é? Se for, vou falar com meu cliente.

Mas e se eu informasse a receita lá do Pgdas, sem me preucupar em informar a parte da receita substituida, isenta e tal, isso daria algum problema com a fiscalização? Nesse caso o cliente acararia pagando mais?

Flavio Cesar de Oliveira

Flavio Cesar de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 14:24

Estefanele Vieira Franco

Logicamente o seu cliente vai pagar bem mais no DAS deste mês, porém o correto a ser feito é: Fazer corretamente o cadastro dos produtos na hora que está cadastrando as NF de compra, feito isto, informará em cada produto se ele é tributado normal(aqui no ES é 17%), se ele é Isento(CST 040) se for Subst. Tributária (CST 060 ou 010) se é cesta básica (7 ou 12%) e assim por diante, fazendo desta forma os produtos sairão an tributação correta na Redução Z e ficará muito mais fácil de você segregar as receitas.
Agora lembre-se, eu dei exemplos de CST e Tributação aqui do ES, você teria que ver ai na BA como é, porém a regra do cadastro tem que ser a mesma.

O seu cliente deve conseguir ajuda com o responsavel pelo software que ele usa para cadastrar as mercadorias no programa, agora parte contabil e fiscal você lhe instruiria como lhe disse acima, que os seus problemas acabariam.

Espero ter lhe ajudado

Atenciosamente

Flavio Cesar

Jefferson

Jefferson

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 14:48

Exatamente Estefanele, como o Flávio complementou o primeiro passo a ser feito é o cadastro dos produtos.

Sobre a pergunta da redução Z, teria sim como sair a listagem dos produtos vendidos, mas lembre-se que a Red. Z é um resumo diário e ficaria muito extenso, pois tratamos de um mercado.
Obs.: As reduções Z não podem ser reemitidas, pois elas devem ser impressas diariamente e no final do mês sai a memória fiscal que é o resumo de todas do mês, sendo assim só podem sair com a relação das mercadorias no próximo mês.

Nesse mês você deverá tributar tudo e consequentemente seu cliente pagará mais imposto do que devia arcando com o erro do cadastro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade