Raphael Isaac
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar ContabilidadeA recuperação de créditos do PIS e da COFINS sobre a aquisição de Ativo Imobilizado é tida na proporção de 1/48 avos mes !! correto ?
Considerando que esteja correta a afirmação acima, gostaria de saber se uma empresa optante pelo Lucro Real que nunca tenha recuperado tais créditos pode dar inicio a recuperação hoje ?
1° Hipotese:
Na data de 01/01/2006 houve a compra de computadores e veiculos novos, estes bens nunca foram depreciados e tambem nunca foram recuperados os creditos, posso dar inicio a recuperação dos creditos hoje em dia (ano de 2010)?
2° Hipotese:
Na data de 01/01/2006 houve a compra de computadores e veiculos novos, estes bens já foram inteiramente depreciados e baixados. Posso recuperar o PIS e a COFINS deles? Há possibilidade de me creditar de tudo de uma vez? Ou mesmo já estando baixado devo obedecer a proporcionalidade de 1/48 avos?
3° Hipotese:
Na data de 01/01/2010 houve a compra de computadores e veiculos novos, estes bens já sofreram 10 meses de depreciação. Posso dar inicio a recuperação do crédito des da parcela 1/48 ou devo começar da 11/48 e as parcelas dos meses que eu não recuperei eu perco?
Nas hipoteses citadas, caso eu não tenha me creditado no periodo correto e vá me creditar agora, tenho direito de corrigir os valores pela Selic, ou a correção de valores pela Selic so é utilizada em caso de pagamentos à maior ?
Grato.