Bom dia Saulo e outros colegas de forum:
Sobre o CNAE 7119-7/03 - "Serviços de desenho técnico relacionados á arquitetura" ele realmente foi excluído dos anexos 1 e 2 de atividades impedidas pela resolução CGSN 77/2010. Anteriormente ele fazia parte de atividades impedidas no Anexo I.
Mas não estou postando apenas para falar sobre isto e sim para pedir uma opinião sua, (e de outros colegas também - claro) já que é sempre solícito, além de qualificadas respostas.
Se anteriormente era atividade impedida, porque será que passou para o lado bom da coisa? - Esta alteração foi apenas na relação de CNAEs do Anexo I. Nenhuma alteração na LC 123 e nada em resoluções permitindo esta opção.
Fico na dúvida se posso seguir a risca os anexos da resolução CGSN 06... Será que se o CNAE não estiver nas listas, pode ser optante pelo Simples Nacional? A principio podemos ou queremos entender que sim. :) Mas apesar de não estar relacionado nestes Anexos, o Inciso XI do artigo 17 da LC123 diz:
Art. 17. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou a empresa de pequeno porte:
XI - que tenha por finalidade a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, bem como a que preste serviços de instrutor, de corretor, de despachante ou de qualquer tipo de intermediação de negócios;
Então esta atividade de desenho técnico, que antes era impedida, será que não se enquadra no inciso acima? - Ja procurei na net definições para "natureza/atividade intelectual" e não obtive uma informação que me deixasse 100% seguro, de maneira que esta atividade não seja uma "atividade de natureza intelectual".
Interessante que as atividades que se enquadram no CNAE 7119-7/03 nos faz pensar que podem ser de atividade intelectual : http:0&source=subclasse
Enfim, será que não pisaram na bola e erraram o Anexo I?
O que você acha, pode ou não optar pelo Simples Nacional?
Grande abraço a todos! :)