FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 2
acessos 1.778
Imposto de Renda Brasileiros Não-Residentes
Marcos Eduardo Lelis
Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2010 | 20:48
Possuo a seguinte dúvida: Nos casos de brasileiros não residentes que moram há muitos anos em outro país, caso queiram retornar ao Brasil trazendo rendas auferidas no exterior, serão tributados pelo IR quando esses valores entrarem no Brasil. Gostaria de ressaltar, que eram não residentes e esses valores foram percebidos no exterior.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 13 novembro 2010 | 10:29
Bom dia Marcos,
O brasileiro que retorna ao Brasil com ânimo definitivo de aqui residir passa a ser residente a partir da data da chegada.
Para saber mais acerca de rendimentos recebidos no Exterior, consulte respostas dada pela Receita Federal acerca do assunto intitulado Exterior
Estou certo de que será bastante para dirimir suas dúvidas, se não, torne a entrar em contato.
...
Marcos Eduardo Lelis
Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 15 novembro 2010 | 20:45
caro Saulo,
Obrigado pela atenção. Contudo, mesmo lendo continua a dúvida, pois não fica claro se, frente aos conceitos de renda e disponibilidade, o capital ao entrar no Brasil será considerado como renda para efeitos de tributaçao. A pessoa em questao é meu parente, e apenas mandará o dinheiro ao Brasil, não fixará residencia aqui, continuará a morar no exterior. Assim, peço que se alguem puder me ajudar, pois fiu até a receita e não souberam me informar se seria tributado. Além disso, pelo que entendi, a renda auferida no exterior, antes da retomada de condiçao de residente no Brasil, nao seria tributada????????!!!!!!!