x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.265

despesas com carregador no CEASA.

Celina J. Caciano

Celina J. Caciano

Bronze DIVISÃO 5 , Gerente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 09:14

Devido ser um valor consideravel com este tipo de depesas, ou seja, carregador CEASA, o que devo ter em especie de documento para contabilizar como despesas, e este tipo de despesa pode ser dedutivel do CSLL e IRPJ?

Celina J. Caciano
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 14:41

Boa tarde, Celina J. Caciano


Devido ser um valor consideravel com este tipo de depesas, ou seja, carregador CEASA, o que devo ter em especie de documento para contabilizar como despesas, e este tipo de despesa pode ser dedutivel do CSLL e IRPJ?

Não significa, ao pé da letra, que as despesas com carregadores sejam dedutíveis diretamente destes tributos federais, conforme suas palavras dão a entender.

É oportuno citar que isto, em termos tributários, é direcionado às empresas tributadas com base no lucro real (trimestral ou anual), onde este tipo de gasto fará parte das despesas ou custos que influenciarão no valor do lucro a ser apurado contabilmente para depois passar pelos ajustes (adições e exclusões) no LALUR para formar o Lucro Real (ou lucro fiscal) a ser tributado.

De acordo com as normas legais, em todos os pagamentos a autônomos deve haver retenção de previdência social (11%, conforme o RPS), salvo se estes comprovadamente já atingiram o teto de contribuição, e também a aplicação da tabela progressiva do IRRF, sendo ainda a empresa contratante obrigada a pagar a Contribuição Previdenciária Patronal (20%).

Caso todas estas exigências estejam sendo atendidas, um documento hábil seria um recibo (que pode ser dos comuns) contendo o valor do negócio, qualificação completa de contratante e contratado, natureza do serviço prestado e data do fato.


Saudações

Nota:
Este tópico foi movido para cá porque este assunto é mais de cunho tributário do que contábil, propriamente dito; sendo assim, sugiro-lhe que em sua próxima postagem seja verificado se o assunto está sendo postado na sala adequada.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade