Boa noite Miriam
É importante que você preencha o programa GCap 2006 e proceda a exportação para DIRF.
Isto porque desta maneira constará a operação da venda trazida pela importação de dados em ficha própria "Ganhos de Capital" - "Bens Imóveis" deixando clara a percepção dos lucros (se houveram) no item 04 da ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis".
Na ficha "Bens e Direitos" no item em que consta o imóvel vendido, deixe o campo "Situação em 31/12/2006" em branco (sem valores) isto caracterizará a baixa.
É lógico que o fato de deixar este campo sem valores é bastante para que a variação patrimonial de sua DIRPF acuse aumento, no entanto, este aumento será representado apenas pelo valor que deixou de constar em 2006 e não pelo valor da venda propriamente dita.
Assim, se você optar por não importar os dados do GCap 2006, deverá lançar (também) no item 04 da ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" o ganho de capital obtido na alienação , (se houve) mesmo que em valores abaixo do limite de incidência do IRRF.
A aquisição de outro imóvel deve constar em outro item onde você além da discriminação deste, lançará o valor apenas da coluna "Situação em 31/12/2006"
Se persistirem dúvidas, entre em contato